Ampliação dos conhecimentos, formação de atitudes e
valores
Nessa etapa
escolar, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar suas experiências e a sua
socialização, progredir em
seus conhecimentos, consolidar
aprendizagens, desenvolver a
autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e compreender o ambiente natural e social,
as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade. É um momento importante
de consolidação da compreensão da natureza do sistema alfabético de escrita e
outros sistemas de registros como signos matemáticos, artísticos, cartográficos
e científicos.
Além dos
avanços cognitivos, o Ensino Fundamental I deve proporcionar às crianças
oportunidades de convivência e interação com respeito e acolhimento à
diversidade.
Conheça algumas características do Ensino Fundamental I do Curso G9:
Material Didático e Plataformas Digitais
Nosso
material didático foi escolhido para apoiar o desenvolvimento de habilidades e
competências e auxiliar na troca de informações entre as crianças.
Associado aos
livros didáticos, o uso das tecnologias faz parte da rotina escolar dos alunos
e contribui para a potencialização da aprendizagem. Destacamos:
Parceria Geekie
Ferramentas Google – Parceria Google for Education
Os alunos
contam com acervo de tabletes, notebooks, Chromebook, equipamentos multimídias
em todas as salas de aula e laboratórios de informática para a realização das
propostas pedagógicas.
Programa Bilíngue
A imersão na
língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue
BRIGHT FUTURES, da editora Oxford. Os alunos têm
contato diário com o inglês, através de uma aula por dia, durante os 5 dias da
semana.
No programa,
a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal,
tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio
para vivência e conforto das crianças. Em todas as aulas as propostas são
conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos
pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e
imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de
mundo.
Formação Leitora
No Curso G9
várias ações são desenvolvidas para a formação do leitor literário.
Semanalmente, os alunos participam de uma roda de história na biblioteca da
escola. O trabalho na biblioteca implica familiarizar os alunos com textos de
qualidade, encantá-los com histórias ouvidas ou lidas em um ambiente acolhedor,
de modo a estimular a leitura e o empréstimo de livros. Eles são levados para
casa, são socializados na roda de leitura da semana. São várias as estratégias
usadas para cada série, no momento da aula de biblioteca.
Há, ainda,
uma biblioteca em cada classe organizada
com acervo da própria escola, além da
organização de uma biblioteca criada pelos alunos com títulos trazidos por eles. Outra
estratégia é o trabalho com uma obra
coletiva, indicada na lista de
materiais. O trabalho com esse título faz parte de um projeto em que o produto
final é a publicação de um livro de autoria do próprio aluno.
Metodologias Ativas
As práticas
pedagógicas no Curso G9 valorizam o protagonismo dos alunos através de sua participação efetiva na construção do conhecimento e no
desenvolvimento das habilidades e competências.
Como parte
dessas metodologias, destacamos a Aprendizagem Baseada em Projetos que tem como
objetivo associar o aprender ao fazer.
Alicerçada
na realidade, a aprendizagem baseada em
projetos busca soluções adequadas
para cada situação apresentada. O conhecimento é abordado de maneira global e transdisciplinar através de
estratégias de observação, indagação, pesquisa e interpretação.
Destacamos:
Os
projetos trimestrais são voltados para os temas transversais contemporâneos
e abrem espaço para pesquisa, reflexão,
crítica e contribuem para um conhecimento mais duradouro, com efeito
multiplicador, na medida que contribui para a vida social.
Movimento Maker – Aulas Lego
As atividades
maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos
caminhos para a formação integral. Aprender a fazer ou saber fazer requer
mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das
atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. Várias
propostas são feitas para que o aluno coloque a mão na massa e crie algo.
A união da
cultura maker e o pensamento computacional têm como foco desenvolver no aluno
algumas habilidades essenciais para o cidadão no século XXI – autonomia,
criatividade, espírito investigativo e trabalho em equipe.
A partir do
3º ano acontece a introdução dos estudantes ao universo da programação. A
interação entre os pares, o processo de troca de informações e o desenvolvimento
da habilidade de ouvir diferentes opiniões e se dispor ao debate também são
destaque nesse trabalho.
Os materiais,
conjuntos da Lego Education, com variedade de blocos ajudam a promover a
compreensão sobre as estruturas e os mecanismos das máquinas construídas pelos
alunos.
Há ainda o
Craftbox Code, material complementar composto por um estojo individual contendo tabuleiro, peças de programação e
instruções de atividades. Essas atividades
desenvolvem o pensamento computacional e motivam os alunos a realizar
atividades no contraturno.
Espaços de Aprendizagem
O espaço do
Curso G9 é pensado e organizado para facilitar e potencializar as
aprendizagens. São espaços que apresentam possibilidades e desafios motores, de
interação e de desenvolvimento de habilidades.
Equipe Pedagógica
Contamos com
uma equipe técnica e docente qualificada e que está em constante formação para
reflexão, estudo e aprimoramento da prática pedagógica. Educadores e
colaboradores capacitados para atender
às individualidades e as necessidades de nossos alunos.
Família e Escola
Uma das premissas
básicas da educação no Curso G9 é o vínculo família e escola que favorece o
desenvolvimento integral das crianças. A família, parte da comunidade escolar,
é convidada a participar ativamente no processo educativo. Reuniões de pais,
ordinárias e extraordinárias, são realizadas periodicamente para alinhamento de informações sobre
propostas pedagógicas, metodologias de ensino, progressão de aprendizagens e
avaliação. Atendimentos individuais com a coordenação pedagógica são realizados
para acompanhar o desenvolvimento do
aluno em todos os seus aspectos: cognitivo, emocional, social e físico.
A
participação da família em eventos como
festas, atividades culturais e em encerramentos de projetos é estimulada para
que vivenciem, com o aluno, o cotidiano da escola.
Atividades Complementares
Canto Coral: Oferece aos alunos um momento de vivência musical através
de um repertório de qualidade, com canções populares brasileiras, folclóricas,
canções de compositores locais e de outros povos. Nessa atividade são feitas
novas leituras e arranjos das canções, estimulando a criatividade e a
expressão.
Xadrez: Esse jogo fascinante desenvolve estratégia, disciplina e
aguça o raciocínio, além de aprimorar, de maneira saudável, o comportamento
competitivo do aluno. Os alunos enxadristas que desejam são inscritos em campeonatos
internos e externos. A
partir do projeto de Xadrez, foi criado o Clube de Xadrez do Curso G9 que é
filiado às federações estadual e nacional de Xadrez.
Ginástica Rítmica: As aulas de ginástica rítmica oferecem aos alunos o
exercício corporal através do contato com diferentes materiais - corda, arco,
bola e fita - e visam a explorar o movimento expressivo e seus elementos:
corpo, espaço, ritmo, repertório, improvisação, sons e coreografia.
Escolinha de Futebol: De maneira lúdica e saudável, a escolinha visa a
desenvolver os principais movimentos, a organização do jogo, as habilidades de
coordenação motora e a familiarização com o esporte. Oferecida uma vez por
semana, com grupos distintos, divididos de acordo com a faixa etária dos
participantes.
Educação Motora: As atividades propostas nessas aulas visam a melhorar as funções do metabolismo orgânico, a propiciar o desenvolvimento da consciência corporal e o trabalho com todas as habilidades motoras. Estimulam, também, a prática coletiva e os fundamentos das modalidades esportivas: handebol, voleibol, basquetebol e futebol. O repertório das aulas é variado, nelas são utilizados jogos e brincadeiras adequados à faixa etária. A formação ética é especialmente favorecida nessas atividades, pois implicam a compreensão da necessidade das normas e o espírito esportivo para regular o convívio e a prática coletiva.
< VOLTAR