10 de dezembro de 2025
Show de Talentos: protagonismo...
Dois alunos do Ensino Médio do Curso G9 são medalhistas da edição 2012 da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobrás/Furnas. São eles Mateus Figueiredo da Silva, do 2º ano (turma M21) e Jonas de Souza Faria Floriano, do 1º ano (M11). Mateus conquistou Medalha de Ouro – a primeira do G9 na olimpíada – e Jonas de Souza, a de Bronze.
Mateus Figueiredo também foi chamado para participar de uma pré-seleção que irá garantir vagas a duas olimpíadas internacionais de astronomia: uma é a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e, a outra, a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). “Eu estou muito feliz com esse resultado. A prova não é difícil, mas é muito trabalhosa”, comemora Mateus. Ele diz ainda que a pré-seleção será um desafio ainda maior e vai exigir uma dedicação enorme.
Jonas Floriano também se diz surpreso com sua classificação, embora também seja um “veterano” em olimpíadas. “A prova estava muito difícil e complexa”, ressalta. Ele também conquistou a Medalha de Bronze quando estava no 6º ano (em 2008). Já as medalhas de prata vieram nas edições de 2009, 2010 e 2011.
Para a professora Estela Maria de Oliveira, coordenadora do Ensino Fundamental II e das provas da OBA no G9, “um aluno que se propõe a participar de uma Olimpíada está buscando a avaliação de seu conhecimento, principalmente numa área em que tem interesse”. “A cada ano, a cada nova prova, é a busca da superação por melhores resultados. Ele é seu próprio adversário. Isso contribui para a formação de competências que serão decisivas no momento de tomadas de decisões na sua vida”, explica.
Show de Talentos: protagonismo...
Educação Infantil: “Colorindo...
Jornada escolar: celebrando memórias...
Circo Cartola do André: arte,...