Loader Image
Alunos do G9 são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia
26 de novembro de 2012

Alunos do G9 são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Dois alunos do Ensino Médio do Curso G9 são medalhistas da edição 2012 da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobrás/Furnas. São eles Mateus Figueiredo da Silva, do 2º ano (turma M21) e Jonas de Souza Faria Floriano, do 1º ano (M11). Mateus conquistou Medalha de Ouro – a primeira do G9 na olimpíada – e Jonas de Souza, a de Bronze.

Mateus Figueiredo também foi chamado para participar de uma pré-seleção que irá garantir vagas a duas olimpíadas internacionais de astronomia: uma é a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e, a outra, a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). “Eu estou muito feliz com esse resultado. A prova não é difícil, mas é muito trabalhosa”, comemora Mateus. Ele diz ainda que a pré-seleção será um desafio ainda maior e vai exigir uma dedicação enorme.

“Disputar uma olimpíada internacional será, com certeza, uma experiência única e muito interessante”, completa o aluno. Esta é a quinta vez que Mateus Figueiredo participa da OBA. Foi Medalha de Prata nos três anos do Ensino Fundamental (2008, 2009 e 2010) e Bronze no 1º ano do Ensino Médio, em 2011.

Jonas Floriano também se diz surpreso com sua classificação, embora também seja um “veterano” em olimpíadas. “A prova estava muito difícil e complexa”, ressalta. Ele também conquistou a Medalha de Bronze quando estava no 6º ano (em 2008). Já as medalhas de prata vieram nas edições de 2009, 2010 e 2011.

Para a professora Estela Maria de Oliveira, coordenadora do Ensino Fundamental II e das provas da OBA no G9, “um aluno que se propõe a participar de uma Olimpíada está buscando a avaliação de seu conhecimento, principalmente numa área em que tem interesse”. “A cada ano, a cada nova prova, é a busca da superação por melhores resultados. Ele é seu próprio adversário. Isso contribui para a formação de competências que serão decisivas no momento de tomadas de decisões na sua vida”, explica.

 




+ Ver Mais
10 de dezembro de 2025

Show de Talentos: protagonismo...

... + Ver Mais
10 de dezembro de 2025
Show de Talentos: protagonismo e criatividade dos alunos do 5º ano
+ Ver Mais
08 de dezembro de 2025

Educação Infantil: “Colorindo...

... + Ver Mais
08 de dezembro de 2025
Educação Infantil: “Colorindo o Mundo com Poesia e Canções”
+ Ver Mais
06 de dezembro de 2025

Jornada escolar: celebrando memórias...

... + Ver Mais
06 de dezembro de 2025
Jornada escolar: celebrando memórias e conquistas do 5º ano
+ Ver Mais
03 de dezembro de 2025

Circo Cartola do André: arte,...

... + Ver Mais
03 de dezembro de 2025
Circo Cartola do André: arte, diversão e aprendizagem no 8º ano
TOPO