10 de dezembro de 2025
Show de Talentos: protagonismo...
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio (turma M12) do Curso G9 visitaram uma Estação de Monitoramento de Enchentes de Itajubá, no bairro Santa Rosa, em 29 de agosto. O objetivo foi conhecer como funciona a estação, instalado em um centro da Copasa, e buscar informações para enriquecer o trabalho da Feira do Conhecimento.
A turma desenvolve pesquisa para o subtema “Centro de Gerenciamento de Enchentes: Histórico das Enchentes em Itajubá e o uso de Modelos Matemáticos”. O tema central da Feira, que acontece em 21 e 22 de outubro, é “Matemática, Modelando a Vida”. Durante a visita, técnicos do Laboratório de Informações Hídricas, localizado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), explicaram o funcionamento da estação para os alunos.
“A prática é parte essencial do aprendizado. Essa vivência do que estudaram em sala de aula é algo muito marcante e percebemos que através dela os alunos realmente aprendem”, contou a professora de Língua Portuguesa, Bruna Machado Moraes. “Os jovens são muito curiosos, tudo que é novo e desconhecido desperta muito interesse neles”, completou.
“A visita foi bem dinâmica e didática para entendermos um pouco mais sobre o assunto. Compreender o funcionamento do sistema de monitoramento das enchentes, presente no Rio Sapucaí e seus afluentes, é essencial para o desenvolvimento do nosso trabalho. Além disso, ver tudo de perto nos deixa mais seguras para explicar isso ao público”, acreditam as alunas Giovanna Tonisi e Gabriela Figueiredo.
Além da Bruna Moraes, a orientação dos dois grupos da turma do 1º ano do Ensino Médio é feita pelo professor de Filosofia e Sociologia, Paulino Abranches, e pela professora de História, Patrícia Ribeiro.


Show de Talentos: protagonismo...
Educação Infantil: “Colorindo...
Jornada escolar: celebrando memórias...
Circo Cartola do André: arte,...