Loader Image
Cerimônia marca criação oficial do Mantiqueira Rugby Clube
21 de junho de 2013

Cerimônia marca criação oficial do Mantiqueira Rugby Clube, que tem apoio institucional do G9.

Cerimônia realizada na quadra poliesportiva do Curso G9/Facesm marcou a oficialização do Mantiqueira Rugby Clube, na manhã de sábado, 15 de junho. O evento reuniu a direção das duas instituições de ensino, representantes dos patrocinadores, pais e atletas. Logo após, o time itajubense recebeu o Varginha Rugby Clube para duas partidas amistosas: cada time venceu um confronto. 

“Estamos muito felizes e gratos pelo apoio recebido. Com os parceiros será possível incluir até cem crianças e adolescentes no clube”, explicou o treinador François Lefebvre. Hoje, o clube conta com 25 atletas. “É um sonho que se torna realidade em pouco tempo. Mais do que oferecer a oportunidade de uma prática saudável de lazer, o esporte ensina valores para a vida”, completa Sandro Assis, que é coordenador do clube e pai dos alunos do Curso G9, Bruno (F81) e Felipe Mouallen Assis (F91) – ambos integram o Mantiqueira Rugby Clube. 

O projeto Rugby nasceu, há um ano, no Curso G9, como um projeto pedagógico para integrar os alunos franceses que estudam no colégio e logo ganhou apoio da Facesm (Faculdade de Ciências Sociais do Sul de Minas). A prática desse esporte cresceu, agregou alunos de escolas públicas e atraiu novos parceiros: Helibras, Contexto Assessoria em Comunicação, confecção Clara Assis e Prefeitura de Itajubá. O time itajubense tem apoio institucional da Facesm e do Curso G9 – que cederam espaço para a sede do clube, disponibilizam campo e quadra para treinamentos, parte do material esportivo e espaço para o  almoxarifado do clube. 

Participaram da cerimônia os diretores do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano (Planejamento); Hilson Háliz Perlingeiro (Administração Financeira) e Maria Aparecida Fernandes (Pedagógico); a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira; o presidente do CEREC, Cirineu Ferreira dos Santos; o diretor da Facesm, Hector Arango; a vice-presidente de Recursos Humanos da Helibras, Ana Renó; o analista de RH, Alexandre Rodrigues, e a representante da área de Comunicação, Darlene Deuner – ambos da Helibras; e o diretor de Esportes da Prefeitura, Júnior Fraga Bastos, além da equipe técnica do Mantiqueira. 

“Simplicidade, aliada com a capacidade de fazer acontecer. Foi isso que encontramos desde o início, quando começamos a apoiar o clube”, disse Júnior Fraga. “Estamos felizes em integrar esse projeto, que abre espaço para um esporte muito popular na França. Nossa empresa, com seu plano de expansão, já trouxe 40 famílias francesas para Itajubá”, afirmou Ana Renó. 

O Mantiqueira Rugby Clube é formado por 25 alunos, do Curso G9 e de escolas públicas de Itajubá – Escola Estadual Carneiro Júnior, Escola Estadual Major João Pereira, Escola Estadual Antônio Rodrigues de Oliveira (Escola Polivalente). Também há alunos de colégios particulares. 

“O Rugby é um esporte muito legal porque faz prevalecer a equipe. Também gosto da integração que há entre os atletas e a equipe técnica”, disse o aluno Artur Braga, do 2º ano do Ensino Médio (turma M21), que participa do time desde o início. 

O time faz quatro treinos semanais – toda segunda, terça, quinta e sábado – e está aberto aos alunos de todas as escolas do município. Mais informações pelo telefone (35) 3623-1877.

  

 

 

 

 

 

  




+ Ver Mais
10 de dezembro de 2025

Show de Talentos: protagonismo...

... + Ver Mais
10 de dezembro de 2025
Show de Talentos: protagonismo e criatividade dos alunos do 5º ano
+ Ver Mais
08 de dezembro de 2025

Educação Infantil: “Colorindo...

... + Ver Mais
08 de dezembro de 2025
Educação Infantil: “Colorindo o Mundo com Poesia e Canções”
+ Ver Mais
06 de dezembro de 2025

Jornada escolar: celebrando memórias...

... + Ver Mais
06 de dezembro de 2025
Jornada escolar: celebrando memórias e conquistas do 5º ano
+ Ver Mais
03 de dezembro de 2025

Circo Cartola do André: arte,...

... + Ver Mais
03 de dezembro de 2025
Circo Cartola do André: arte, diversão e aprendizagem no 8º ano
TOPO