Loader Image
Respeito às diversidades marca a Noite Cultural do Curso G9
05 de dezembro de 2012

Respeito às diversidades marca a Noite Cultural do Curso G9, realizada em 30 de novembro, na quadra.

Diversidade de talentos, de opiniões, diversidade de estilos, de inteligências e atualmente diversidade de idiomas. O Curso G9, de Itajubá, sempre soube acolher as diferenças, pois sabe a riqueza que isso proporciona. O inglês já faz parte do cotidiano dos alunos, assim como a Língua Espanhola, há anos no currículo normal. O francês começa a ser incorporado com a implantação, neste ano, da Seção Francesa. Isso sem contar a linguagem artística, manifesta através das artes cênicas, da música, da poesia e da dança. 

Agora, é possível juntar isso tudo em uma única apresentação? Claro.  Assim foi a Noite Cultural “Falares Artísticos”, que marcou o encerramento das aulas do semestre. As apresentações, que envolveram alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, aconteceram em 30 de novembro, na quadra do colégio e reuniu pais e amigos dos estudantes. 

“Quem esteve presente na Noite Cultural se comoveu com a doçura das vozes da Educação Infantil e do Fundamental I e dos alunos franceses cantando ‘País Tropical’ com aquele delicioso sotaque. A montagem da árvore de Natal pelas turmas foi uma emoção a mais. Também foram excelentes as apresentações do Fundamental II e do Médio”, diz a assistente pedagógica do Ensino Fundamental II, Sheila Bourdon.

 A Noite Cultural também marcou a primeira apresentação do grupo de teatro do G9, interpretando uma releitura – totalmente produzida pelos alunos – de um clássico da Língua Inglesa, “Romeu e Julieta” de Shakespeare. Sem falar no RAP criado pelos alunos do 7º ano e interpretado em português e inglês. Teve ainda a declamação de poemas de autores brasileiros: Cecília Meireles, Clarisse Lispector, Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade. 

“Trabalhar com o Rap no 7º ano (turmas F71 e F72) foi bastante interessante. Pesquisamos sobre esse ritmo musical, descobrimos coisas novas relacionadas à origem e à linguagem desse ritmo e os alunos conseguiram criar trechos poéticos que trouxessem uma mensagem positiva para o final do ano”, conta Silvânia Maria Pereira Ribeiro, professora de Língua Portuguesa. 

 A Orquestra Experimental, outra proposta pedagógica implantada este semestre pelo G9, homenageou artistas da Língua Inglesa, como o clássico “Some were over the rainbow” e a atual Victoria Justice. O encerramento da noite coube ao grupo de dança com a música “La bamba” e uma versão eletrônica da canção “Jingle Bells”.

 

  

  

  




+ Ver Mais
10 de dezembro de 2025

Show de Talentos: protagonismo...

... + Ver Mais
10 de dezembro de 2025
Show de Talentos: protagonismo e criatividade dos alunos do 5º ano
+ Ver Mais
08 de dezembro de 2025

Educação Infantil: “Colorindo...

... + Ver Mais
08 de dezembro de 2025
Educação Infantil: “Colorindo o Mundo com Poesia e Canções”
+ Ver Mais
06 de dezembro de 2025

Jornada escolar: celebrando memórias...

... + Ver Mais
06 de dezembro de 2025
Jornada escolar: celebrando memórias e conquistas do 5º ano
+ Ver Mais
03 de dezembro de 2025

Circo Cartola do André: arte,...

... + Ver Mais
03 de dezembro de 2025
Circo Cartola do André: arte, diversão e aprendizagem no 8º ano
TOPO