08 de dezembro de 2025
Educação Infantil: “Colorindo...
Atividades do Projeto Social do Curso G9 encerraram o ano com alegria e integração. As ações do “Sou mais Solidário” contou com a participação e colaboração de alunos, familiares, professores, coordenadores e funcionários da escola. Durante as atividades, foram doados mais de 600 presentes a crianças carentes e portadoras de deficiência, promovido um lanche comunitário e realizada confraternização, com teatro, brincadeiras e muita descontração.
“Esse tipo de interação é algo que valorizamos muito. Tem um valor inestimável para todos que participam. Nossos alunos desenvolvem a empatia e a capacidade de se sentir integrado em um espírito coletivo e suprir as necessidades do outro”, acredita a diretora pedagógica do G9, professora Maria Aparecida Fernandes.
A primeira ação aconteceu dia 26 de novembro, quando os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I visitaram a creche “Os Pequeninos”, no Bairro Rebourgeon. As crianças ganharam presentes e compartilharam um lanche com os alunos e funcionários do G9. Para o aluno do 3º ano do Fundamental I (F31), Vitor Faria de Oliveira e Silva, a visita foi muito emocionante. “As pessoas precisam umas das outras. Fiquei muito contente em fazer parte da atividade e poder ajudar”, disse.
A coordenadora pedagógica do Infantil e Fundamental I, Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, disse que, além da ajuda e solidariedade com a creche, a atividade é uma experiência essencial para o desenvolvimento do aluno. “É uma ação prática, em que podem conhecer uma realidade diferente. Eles percebem a necessidade de ajudar quem precisa e se inspiram a criar esse hábito”, contou. “Os resultados são muito gratificantes, tanto para quem ajuda quanto para quem recebe”, completou.
Durante a “Tarde Solidária”, realizada em 29 de novembro, o G9 recebeu crianças e professores da Escola Especial Novo Tempo. Os alunos das duas escolas brincaram, jogaram, compartilharam um lanche coletivo e assistiram a um teatro do grupo de Jovens na Orientação para a Vivência Sacramental (Jovisa). Ao final, foram entregues presentes pedidos pelos estudantes da Novo Tempo, por meio de um sistema de apadrinhamento: cada aluno ficou responsável por comprar um presente ao visitante.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira, agradeceu a participação de toda a equipe e alunos do G9 e confessou estar emocionada: “Havia muita gente envolvida no projeto social, pessoas com o coração voltado para o engrandecimento do ser humano. Fizeram crianças e adolescentes sonharem e se sentirem dignos, com direitos iguais”, contou. “Senti orgulho ao ver nossos professores e funcionários servindo voluntariamente, com alegria e prazer”, completou.
A supervisora da Escola Novo Tempo, Valdinea Bitencourt, agradeceu e parabenizou o Curso G9 e a organização pela iniciativa. Para ela, a atividade é muito importante e um exemplo a ser seguido. “Nem todos têm as mesmas oportunidades, mas quando se realizam ações como essa as diferenças deixam de existir”, disse. “São ações simples que fazem toda a diferença na vida das pessoas e que tornam o mundo melhor. Foi uma tarde maravilhosa e cheia de sorrisos sinceros”, disse a aluna do 2º ano do Ensino Médio (M22), Isabella Fernandes Vilas Boas.


Educação Infantil: “Colorindo...
Circo Cartola do André: arte,...
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...