Loader Image
Comunidade escolar participa do lançamento da CSA Itajubá
17 de setembro de 2021

O CSA é uma nova forma de pensar a produção agrícola e a relação de consumo, estreitando os laços entre campo e cidade e entre produtor e consumidor.

Criar uma relação próxima e promissora para uma alimentação saudável. Essa é a proposta da Fazenda Campo dos Ventos, no bairro rural do Charco, que lançou ontem a Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA Itajubá. A iniciativa tem apoio do Curso G9.

 

“O encontro foi muito bom e produtivo, as pessoas foram muito receptivas à proposta”, disse o engenheiro agrônomo Richard Charity, fundador do primeiro CSA do Brasil, em 1998, no nordeste. Ele está em Itajubá há seis meses. “Agradeço muito à direção do Curso G9 por abrir espaço para apresentarmos o CSA à comunidade escolar”, completa.

 

Para o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, a proposta do CSA Itajubá está em acordo com o projeto pedagógico do colégio, que adota uma série de ações sustentáveis no dia a dia escolar. Como exemplos, citou a implantação da usina fotovoltaica, instalada há cinco anos; a horta pedagógica, usada por professores e alunos em atividades regulares; a coleta e correta destinação do lixo reciclável; e a priorização por alimentos saudáveis e orgânicos no Espaço ConViver, que atende à comunidade escolar.

 

O QUE É CSA

A CSA é uma nova forma de pensar a produção agrícola e a relação de consumo, estreitando os laços entre campo e cidade e entre produtor e consumidor. Na prática, funciona como uma produção coletiva de alimentos, de forma antecipada: a cada período, são feitas uma espécie de assinatura de uma colheita, na qual estão inseridos os valores da produção, incluindo responsabilidades de cada parte e os riscos inerentes ao processo. Os valores são pagos mensalmente. Em troca, os consumidores recebem uma cesta de alimentos orgânicos, que inclui frutas, verduras e legumes da estação, ovos etc.

 

Durante o encontro, via plataforma Meet, foram abordados os seguintes temas: Agricultura moderna e a crise ambiental; Agricultura regenerativa: produzindo alimentos e cuidando da terra; Sistema CSA de distribuição de orgânicos: como criar uma nova relação com o nosso alimento; e CSA itajubá – Fazenda Campo do Vento: construindo nossa própria rede de alimentação orgânica.

 

De acordo com Richard Charity, um novo encontro com os interessados em integrar o CSA Itajubá deverá ocorrer até o final do mês. 




+ Ver Mais
08 de abril de 2024

Turmas do 1º ano aprendem sobre...

... + Ver Mais
08 de abril de 2024
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
+ Ver Mais
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre...

... + Ver Mais
28 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
+ Ver Mais
25 de março de 2024

Alunos do Ensino Médio realizam...

... + Ver Mais
25 de março de 2024
Alunos do Ensino Médio realizam atividade maker de Física no Espaço Ciências
+ Ver Mais
20 de março de 2024

Alunos do 7º ano aprendem técnicas...

... + Ver Mais
20 de março de 2024
Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte
TOPO