A equipe do Curso G9 foi destaque no II Festival de Xadrez Escolar de Santos, realizado na cidade de Santos, litoral de São Paulo, nos dias 16 e 17 de agosto. Todos os cinco atletas subiram ao pódio: a aluna Giovanna Almeida foi campeã Geral da Categoria Sub 11. O evento foi realizado pela Liga Santista de Xadrez em parceria com o Chess Xadrez Ajedrez.
“Os resultados foram excelentes e um ótimo treinamento para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, que acontece em setembro. Isso porque este ano o Festival de Santos foi oficializado pela Confederação Brasileira de Xadrez e seguiu os mesmo moldes do Brasileiro Escolar, o que favoreceu aos atletas que vão disputar a principal competição escolar do país”, explicou o professor de Xadrez, Toninho Martins.
Confira a classificação dos atletas do Curso G9:
Giovanna Almeida – Campeã Geral Sub 11Iago Alkmin – Vice-campeão Geral Sub 07Isabella Gorrão – Vice-campeã feminino Sub 09Enzo de Almeida – Vice-campeão Geral Sub 15Pamella Sabrine – 3ª colocada Sub 17 Feminino
POUSO ALEGE
A atleta do Curso G9, Júnia Neves de Araújo, foi campeã da Categoria Sub-11 Feminino do Campeonato Municipal de Pouso Alegre, realizado no sábado, 16 de agosto. Ela também conquistou o 3º lugar Geral Feminino. O torneio reuniu 50 atletas.
A equipe de Xadrez do Curso G9 conquistou uma série de prêmios este ano, como nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), no Festival Internacional de Xadrez, realizado em São José dos Campos (SP), e Circuito Santarritense de Xadrez, entre outros.
Equipe do G9 brilha em torneios de Xadrez em Santos e Pouso Alegre
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Curso G9 embarcaram numa viagem pelo conhecimento no Museu WEG Itinerante, uma exposição interativa e educativa sobre ciência, tecnologia e energia. Instalado no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera, a visitação esteve aberta aos alunos e interessados entre os dias 09 e 14 de agosto. Itajubá foi uma das duas únicas cidades do Brasil a receber a exposição.
Acompanhados pelos professores e coordenação pedagógica, os alunos exploraram, de forma interativa e divertida, temas como energia, tecnologia e inovação. “Foi uma experiência imersiva que despertou a curiosidade, incentivou o pensamento científico e mostrou como a ciência transforma o mundo”, disse o professor Mateus Francisco, que acompanhou os alunos do itinerário Laboratório STEAM do Curso G9 ao museu itinerante.
No Museu Itinerante WEG o aluno teve a possibilidade de conhecer desde os processos geradores de energia até suas aplicações no cotidiano. Compreender os fenômenos e a forma como nossa sociedade se apropria deles, propicia entender a complexidade das operações envolvidas no simples ato de acender uma lâmpada.
A WEG faz parte da história da energia elétrica no Brasil e no mundo. A eletricidade é a base de todos os processos e soluções da companhia, que hoje ocupa posição de destaque mundial na fabricação de motores, geradores e transformadores.
Alunos visitam Museu WEG Itinerante, no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera
Atletas do Curso G9 se destacaram no Circuito Santarritense de Xadrez, realizado em Santa Rita do Sapucaí, em 9 de agosto, no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), um dos apoiadores do evento esportivo, juntamente com a Prefeitura daquele município.
O torneio contou com a participação de atletas de várias cidades da região, como Wenceslau Braz, Pouso Alegre, Itajubá, Machado, São Thomé das Letras, Três Corações, Jesuânia e Varginha, além da equipe de Santa Rita.
Confira a classificação da equipe do G9:
Júlia Neves de Araújo – Campeã Feminino GeralIago Alkmin dos Santos – Campeão Sub 07 MasculinoManuela Pereira Gramani Haddad – Campeã Sub 07 FemininoPamella Sabrine Dias dos Santos – Campeã Sub 17 FemininoSamuel Pereira Gramado Haddad – Vice-campeão Sub 07 Masculino
A equipe de Xadrez do Curso G9 encerrou sua participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2025 entre as 10 melhores escolas do Estado nas duas categorias que disputou: Módulo I e Módulo II. Leia mais aqui.
Atletas do Curso G9 são destaque no Circuito Santarritense de Xadrez
A equipe de Xadrez do Curso G9 encerrou sua participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2025 entre as 10 melhores escolas do Estado nas duas categorias que disputou: Módulo I e Módulo II. A competição reúne escolas públicas e privadas de Minas. A Fase Estadual aconteceu em Pará de Minas.
João Vitor de O. M. Pedrosa, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II, conquistou a 6° colocação no Módulo I Masculino, e Enzo de Almeida, do 1° ano do Ensino Médio, terminou na 7° colocação no Módulo II Masculino. Ambos terminaram a competição com 4 vitórias em seis jogos.
Vale lembrar que ambos conquistaram a vaga para a etapa estadual pelo ótimo desempenho na Fase Regional, que aconteceu em junho, em Itajubá: Enzo de Almeida foi vice-campeonato no Módulo II e João Vitor Pedrosa obteve o 3° lugar no Módulo I. Leia mais neste link.
“Trata-se de dois excelentes resultados, uma vez que os dois atletas são estreantes nessas categorias. A tendência para os próximos anos é que eles cheguem mais fortes para a conquista de medalhas”, destacou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Equipe de Xadrez do Curso G9 é top 10 em Minas Gerais
Atletas do Curso G9 brilharam no Festival Internacional de Xadrez, realizado no sábado, 2 de agosto, em São José dos Campos (SP): o colégio conquistou dois títulos e um vice-campeonato. O evento, que reuniu mais de 140 atletas, contou com a presença do Grande Mestre Rafael Leitão, número 1 do Brasil.
A equipe do G9 integrou a delegação itajubense, que contou com sete atletas: no total, Itajubá conquistou quatro títulos, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.
“Parabéns a todos os atletas, em especial os alunos do Curso G9, pela excelente performance e por representarem tão bem nosso colégio e a cidade”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Confira os destaques do Curso G9:
Enzo de Almeida – Campeão Sub-16 MasculinoGiovanna Almeida – Campeã Sub-10 FemininoIago Alkmin – Vice-campeão Sub-08 Masculino
Nesta segunda-feira, 04 de agosto, dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) embarcaram para disputar a Fase Estadual, São eles: Enzo de Almeida, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II Masculino, e João Vitor de O. M. Pedrosa, que obteve o 3° lugar no Módulo I Masculino.
Atletas do Curso G9 brilham no Festival Internacional de Xadrez
Os diretores do Curso G9 — Giovanni Henrique Faria Floriano (Planejamento), Hilson Háliz Perlingeiro (Administrativo) e Maria Aparecida Fernandes (Pedagógico) — participaram de um bate-papo sobre o Processo de Educação e a História da Curso G9, no dia 27 de julho, com a coordenação pedagógica e os auxiliares de desenvolvimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. A mediação foi conduzida pelo professor José Renato Silva, vice-diretor pedagógico. Na pauta do encontro, os 30 anos do colégio e os desafios ao longo de sua história.
A atividade integrou a formação “Gestão de Comportamentos Disruptivos – O Ciclo da Crise”, coordenada pelo Núcleo de Apoio Educacional (NAE) do Curso G9, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de julho, totalizando 20 horas de duração. O objetivo foi aprimorar e aprofundar o conhecimento das equipes pedagógicas — especialmente das auxiliares de desenvolvimento — em temas relacionados à saúde e à educação.
Na abertura da semana de capacitação, no dia 27, Emerson Rodrigues, presidente da APAE Itajubá, ministrou a palestra “O Processo de Inclusão e a Missão da APAE”. Em seguida, a médica neuropediatra Maria Elizabete abordou o tema “O Tratamento Medicamentoso no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e no TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)”.
Nos dias 29, 30 e 31, o psicólogo/psicopedagogo Alexandre Augusto Izaias, coordenador do Núcleo de Apoio Educacional (NAE), conduziu encontros sobre os seguintes temas: “As Bases do Comportamento Humano”, “Análise Funcional do Comportamento”, “O Ciclo da Crise” e “Plano de Desenvolvimento Educacional (PDI) e Outros Documentos no Processo de Inclusão Educacional”.
“Todo semestre temos momentos como esses. Essa capacitação é direcionada prioritariamente às auxiliares de desenvolvimento, com foco no aprofundamento de temas pertinentes ao trabalho que realizam no colégio: o de serem profissionais de apoio, auxiliando os professores no acompanhamento pedagógico e comportamental dos alunos e no suporte e acolhimento aos alunos neurodivergentes”, explicou Alexandre Augusto Izaias.
NAE promove formação sobre gestão de comportamentos disruptivos no Curso G9
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F22), da professora Vanessa Maduro de Almeida Dalla Rosa, estudaram a vida e os ensinamentos de Ailton Krenak, importante líder indígena que ensina a respeitar a Terra como um ser vivo e a valorizar os conhecimentos ancestrais.
O trabalho integra a pesquisa para a Feira do Conhecimento 2025, que tem como tema geral “Atitudes para renovar o mundo”. O subtema do 2º ano é “Mãos que transformam”.
Logo depois, a turma aprendeu sobrem o urucum, semente que pode ser utilizado como alimento, remédio natural e também como tinta, sendo amplamente usado pelos povos indígenas para pinturas corporais, rituais e arte. Após o estudo, os alunos produziram tinta e criaram desenhos autorais, expressando suas ideias, cores e sentimentos a partir do que aprenderam.
“Foi uma aula viva, cheia de cor, significado e conexão com a cultura dos povos originários, nos ensinando a enxergar a natureza como parte de quem somos”, explicou a professora.
Turma 2º ano: explorando a cultura indígena: lições de Ailton Krenak e a arte com urucum
A equipe de Basquete 3x3 do Curso G9 foi vice-campeã do Módulo I da Fase Regional Sul e está classificada para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O time, treinado pelo professor Mateus Maciel Silva, é formado pelas alunas Maria Luiza Camargo Ferreira, Livia Cogdinole Dias, Laura de Almeida Santos e Ana Júlia Matos Fernandes.
Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo José Martins Filho – Santo Agostinho. Itajubá sedia a Etapa Regional dos jogos, que reúne em torno de três mil atletas de várias cidades do Sul de Minas.
O JEMG é o maior programa esportivo-social do país. É uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
O Basquete 3x3 é uma variação do basquete jogado em três contra três, com uma tabela e em uma configuração de meia quadra. Esse formato de jogo de basquete está atualmente sendo promovido e estruturado pela FIBA , o órgão regulador do esporte.
Equipe feminina de Basquete 3x3 é vice-campeã e está na Etapa Estadual do JEMG 2025
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são alunos do Curso G9. São eles: Enzo de Almeida, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II Masculino, e João Vitor de O. M. Pedrosa, que obteve o 3° lugar no Módulo I Masculino. As partidas de Xadrez da Etapa Regional Sul foram realizadas nos dias 24 e 25 de junho no Teatro Municipal Christiane Riera, em Itajubá.
“Tivemos um ótimo desempenho, o que contribuiu para Itajubá ser a cidade com o maior número de atletas classificados para etapa estadual do xadrez. Destaque também para a atleta Letícia Gonçalves, que teve uma boa participação na sua estreia no JEMG, alcançando a fase regional e finalizando sua participação na 30ª colocação”, explicou professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
O Curso G9 tem tradição em bons resultados nos torneios e competições estaduais e nacionais de Xadrez. No ano passado, conquistou medalhas de ouro e prata na Fase Estadual do JEMG, competição que reúne escolas públicas e particulares de Minas Gerais.
O resultado final da modalidade, por município, é o seguinte: Itajubá na liderança, com a classificação de três atletas; Conceição do Rio Verde, Caxambu e Guaranésia, com dois atletas cada; e Pouso Alegre, Marmelópolis, Três Corações, Piumhi, Muzambinho e Passos, que contam com um atleta cada.
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez do JEMG 2025 são alunos do Curso G9
Um dos grupos corais que representa a arte vocal do Curso G9, o Coral Mantiqueira G9, participou do 16º Festival Coralusp, promovido pelo Coral da USP (Universidade de São Paulo). O evento, que reuniu 30 coros, aconteceu em dois finais de semana de junho, com o encerramento no último dia 15.
O Festival foi realizado no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. O Mantiqueira G9 tem a regência do maestro Amaury Vieira, com acompanhamento pianístico de Rafael Faria.
“Fomos o único coral mineiro convidado para o festival e participamos do programa de encerramento, uma grande honra para nós porque é um dos mais importantes eventos corais brasileiros”, explicou Amaury Vieira.
O grupo coral itajubense apresentou seis canções brasileiras de grandes compositora como João Donato, Gilberto Gil e Dorival Caymmi.
Coral Mantiqueira G9 participa de Festival de Corais na Universidade de São Paulo
O Curso G9 recebeu uma delegação do Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ), de 13 a 15 de junho, para uma Jornada Esportiva. O grupo era formado por 84 alunos do Ensino Médio e 13 profissionais, entre diretores, pessoal de administração e professores. Os visitantes foram recepcionados pela direção do G9, que cedeu as instalações para a estadia da delegação.
Durante a Jornada Esportiva, foram disputadas partidas nas modalidades Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de Praia, naipes feminino e masculino. As equipes do G9 foram comandadas pelos professores Alex Souza, Matheus Maciel e Valência Conti. Também houve momentos de brincadeiras e interação entre os alunos nas quadras e área verde do G9.
"A convivência entre os alunos dos dois colégios foi extremamente importante. Embora possa haver momentos de confronto e frustração, esses desafios são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes. A interação e o envolvimento entre os alunos promovem um ambiente educativo mais rico e colaborativo, onde todos podem aprender e crescer juntos", disse o diretor financeiro do Colégio Santa Angela, Jackson José Rennó Almeida.
Para retribuir a visita, o Colégio Santa Ângela convidou o G9 para uma nova jornada esportiva em Resende, em data a ser marcada.
Jornada Esportiva reúne equipes do Curso G9 e Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ)
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne escolas públicas e privadas brasileiras. A prova, realizada em 3 de junho, reuniu 115 alunos do Curso G9. A segunda etapa acontecerá em 25 de outubro.
A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do estudo da matemática e na identificação de talentos na área. Com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática, a OBMEP tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, oferecendo material didático de qualidade para um maior número de alunos brasileiros.
A OBMEP também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ao proporcionar oportunidades educacionais para alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos, a olimpíada contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm acesso ao conhecimento e às oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I tiveram uma saborosa aula de culinária na disciplina de Inglês, com a professora Thaís Ribeiro. Eles aproveitaram os verbos de culinária que estavam aprendendo no livro e colocaram tudo em prática, fazendo uma deliciosa pizza.
“As turmas seguiram a receita em inglês, falaram os verbos enquanto preparavam os ingredientes e, claro, se divertiram muito. Foi uma forma leve e gostosa de aprender”, explicou a professora.
A imersão na língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças.
Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de mundo.
Saiba mais nestelink.
Aula de culinária em inglês: aprendendo com diversão e sabor
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) viveram um momento especial: enterraram uma cápsula do tempo na área verde do Curso G9, próximo às quadras de areia do colégio. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 30 de maio.
Esse projeto foi desenvolvido ao longo das aulas de Língua Inglesa, com a professora Daniele Faria, com foco no tema “Then and now” (“Antes e agora” – Passado e presente).
Durante as aulas, os alunos refletiram sobre suas preferências atuais: músicas, jogos, objetos, e registraram tudo em inglês, criando um verdadeiro retrato de quem eles são em 2025. Para finalizar, cada item foi descrito oralmente em inglês no momento da colocação na cápsula, e eles escreveram cartas para quem for abrir esse tesouro… daqui a 3 anos!
“Mais do que uma atividade, foi uma viagem no tempo recheada de significado e aprendizagem! Agora, é só esperar até 2028 para relembrar tudo isso”, explicou a professora Daniele Faria.
Uma viagem no tempo: alunos enterram cápsula do tempo no Curso G9
Alunos do 8º ano (Turma F82) do Ensino Fundamental II durante aula Lego, com a professora Tamara Moraes Amorim: a atividade focou na programação de como utilizar em conjunto os sensores de toque e ultrassônico, e os dois tipos de motores, bem como a movimentação do robô em diversas direções.
A turma explorou a programação de robôs com garras e teve, como missão, programá-los robô para identificar, capturar, mover e soltar objetos com precisão, utilizando sensores e ajustando os movimentos da garra. Em seguida participaram de uma corrida carregando objetos.
O Curso G9 usa a metodologia, que inclui o material Lego, em seu planejamento pedagógico desde 2011. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a EducationFor Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.
Programação de robôs com sensores e motores na aula de Lego do Curso G9
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio apresentaram um trabalho interdisciplinar na área de Humanas e Arte no 1º trimestre de 2025. As disciplinas envolvidas foram História, Geografia, Sociologia/Filosofia e Artes. O tema do trabalho foi "Globalização" e o subtítulo "Conhecendo o mundo, antes que o mundo acabe". A apresentação foi realizada em 20 de maio, na sala PV.
Os objetivos do trabalho incluíram conceituar globalização, identificar as consequências da globalização no mundo, no Brasil e em Itajubá, e pesquisar sobre o passado de Itajubá em diferentes setores, estabelecendo comparações com o presente sob o ponto de vista da globalização.
Além disso, o trabalho visou avaliar o impacto da globalização na sociedade sob os aspectos positivos e negativos nas diferentes áreas, como econômica, social, saúde e esportiva, dentre outros. Concluir sobre as ações que devem ser tomadas para que a globalização seja positiva e não tire a identidade das diferentes culturas também foi um objetivo.
Por fim, o trabalho buscou desenvolver atitudes de respeito às culturas, de paz e bom convívio com as diferenças, e promover atividades de confraternização numa festa de nações com suas diferentes culturas.
Alunos do Ensino Médio apresentaram trabalho interdisciplinar sobre globalização