Alunos do 3º ano do Ensino Médio (Turmas M31 e M32) participaram de uma dinâmica com o psicopedagogo Alexandre Augusto Izaias, coordenador do NAE (Núcleo de Apoio Educacional) do Curso G9. Foi uma atividade de fortalecimento de vínculos e motivação, na qual alunos e professores trocaram mensagens de apoio e agradecimento, tendo em vista o encorajamento e a motivação dos vestibulandos.
Alexandre Augusto também deu dicas para o melhor aproveitamento dos alunos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro.
A atividade integra o programa socioemocional implementado no Curso G9 desde 2024, realizado com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Neste segmento, foram abordados temas relacionados ao Projeto de Vida: combate ao bullying, saúde mental, relacionamentos saudáveis e técnicas de estudos e vestibular.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza, apresentou a proposta pedagógica do Ensino Médio aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F91 e F92), que farão o 1º ano em 2026.
Ela falou sobre o uso dos materiais didáticos Poliedro, os projetos interdisciplinares por área do conhecimento, os itinerários formativos e o início da preparação para o vestibular, com aplicação de simulados.
A proposta pedagógica do Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, visa: à consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e a preparação para o Curso Superior; à preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; e ao aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
Alunos do 1º ano do Ensino Médio (Turmas: M11 e M12) participaram de uma bate-papo com a médica Deborah Berti Mendonça Honório, ginecologista da Clínica Amiga de Itajubá. Entre os assuntos abordados, a gestação, o processo pré-natal, exames realizados e demais informações sobre esse período que dura até 40 semanas.
Ele ambém falou sobre o número crescente de mulheres gestantes de risco (idade inferior a 15 anos e acima dos 35 anos) e a importância de uma preparação de mulher antes de engravidar (com uma boa alimentação e atividades físicas), que reduz os possíveis problemas durante a gestação e após o nascimento da criança, trazendo benefícios para ambos.
A atividade foi a culminância do conteúdo trabalhado em sala de aula pela professora de Biologia, Danielle Sinzato, sobre desenvolvimento embrionário.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
Alunos do 6º do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) visitaram São Lourenço (MG), em companhia de professores e monitores do Curso G9. O passeio teve dois momentos: primeiro, uma visita técnica ao SAAE (Estação de Tratamento de Água), onde os estudantes puderam visualizar na prática as etapas do tratamento da água, desde a captação no rio até a distribuição para a cidade.
Em seguida, visitaram o Parque das Águas, com o objetivo de observar as diferentes composições de águas minerais presentes nas fontes do parque. Além disso, tiveram uma tarde recreativa no parque, com brincadeiras ao ar livre.
As atividades foram parte do conteúdo das disciplinas Geografia e Ciências, com as professoras Bruna Xavier e Vívian Martins Ribeiro. Também estiveram presentes os professores Vicente Carlos Martins, Isabella Muzzo e Ives Fernando Carneiro.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
Os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental I enterraram, nesta sexta-feira, 24/10, uma cápsula do tempo, sob a supervisão da professora Isabela Vaz. Nas últimas semanas, os estudantes conversaram sobre seus objetos e roupas favoritas, reunindo essas informações para compor a cápsula. Eles incluíram uma foto e um objeto especial, com o intuito de relembrar essa fase quando abrirem a cápsula em 2028, ano da formatura do 5° ano.
As professoras regentes também participaram do projeto, contribuindo com uma carta e fotos das turmas.
“A aprendizagem por meio de projetos proporciona aos estudantes experiências e aprendizados significativos”, explicou Isabela Vaz.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 2º ano enterram Cápsula do Tempo na área verde do G9
Nas aulas de Língua Inglesa, os alunos do Jardim II (Turmas E51 e E52) aprendem uma nova história a cada unidade do livro. Em conexão com a Feira do Conhecimento 2025, cujo subtema foi “Os Pássaros”, a história da unidade falou sobre um espantalho que precisava de novas peças de roupa para conseguir afastar os pássaros que devoravam os morangos de sua plantação.
Ao longo das aulas, os estudantes participaram de conversas sobre os pássaros, sob a orientação da professora Isabela Vaz, ampliando o vocabulário e o contato com um tema relevante dentro da língua inglesa.
Como atividade prática e projeto associado à Feira, eles pintaram os elementos da narrativa, o espantalho, suas roupas, o pássaro e os morangos. Esse material resultou em um “Paper Scarecrow” (espantalho de papel), que possibilita às crianças trocar as roupas do personagem e recontar a história em casa para pais, familiares e amigos, de forma lúdica e interativa.
Visite o site da Feira no link https://cursog9.com/feira/
Projeto “Paper Scarecrow”: aprendizado de Inglês e exploração dos pássaros no Jardim II
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II visitaram a Vila Vicentina de Itajubá, entidade que atende a 64 idosos. Eles fizeram a doação de produtos de limpeza e de higiene pessoal, em um total de R$ 3.200,00, e conversaram com as pessoas atendidas pela instituição. O dinheiro foi arrecadado em bazar realizado pelas turmas durante a Feira do Conhecimento 2025. As roupas foram doadas pelos próprios estudantes. A entrega foi feita em 14 de outubro.
As turmas estavam acompanhadas pelas professoras Eloiza Montanari e Tamara Amorim. Também fizeram parte da equipe de orientadores dos alunos os professores Alex Souza e Vivian Martins Ribeiro.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.
Visite o site da Feira no link https://cursog9.com/feira/
Solidariedade em ação: alunos do 7º ano realizam doação à Vila Vicentina
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram de uma palestra sobre o vestibular seriado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que começa neste ano. O convidado a falar sobre o assunto foi o professor Daniel Clemente Vieira Rego da Silva, do Instituto Recursos Naturais, representando a Pró-reitoria de Graduação da universidade.
O vestibular seriado, uma alternativa de ingresso na Unifei, é composto por três etapas realizadas ao longo de três anos consecutivos, que avalia os conhecimentos do Ensino Médio. De acordo com a Unifei, o ingresso ocorrerá apenas no primeiro semestre de 2028 e está condicionado à inscrição, participação e aprovação nas três etapas.
“A escolha do curso ocorre somente na terceira e última etapa, no final de 2027”, destacou Daniel Clemente.
Confira as datas para a 1ª Etapa: As inscrições podem ser feitas até 31/10 e, a prova, será realizada em 30/11.
Unifei apresenta Vestibular Seriado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio
Atletas do Curso G9 brilharam na Etapa de Primavera do Circuito das Estações Genius 2025, realizado em 04 de outubro, no Curso G9. Destaque para Manuela Pereira Gramani Haddad, que venceu a Categoria Sub 07 Feminino; Iago Alkmin dos Santos, campeão da Sub 07 Masculino; e Murilo Gabriel Toledo Dias, que conquistou a Sub 09 Masculino. A equipe conquistou ainda duas medalhas de prata e quatro de bronze.
O torneio quebrou mais um recorde de participantes: foram 173 no total, sendo a maior etapa de Primavera já realizada. A marca ficou atrás apena da Etapa de Outono 2025, que reuniu 175 participantes, sendo a maior competição de xadrez da história de Itajubá.
Na abertura do evento o professor José Renato Silva, vice-diretor pedagógico do Curso G9 deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o compromisso do Curso G9 em colaborar para a criação de uma cultura de xadrez em Itajubá.
O professor de Xadrez do colégio, Toninho Martins, lembrou que, desde o início do projeto, em 2010, o Curso G9 tem sido um dos principais responsáveis pela expansão do Xadrez em nossa região, sediando eventos internacionais, nacionais, regionais e conquistando títulos importantes no cenário nacional e estadual.
Os atletas que conquistaram até a 10ª colocação foram premiados. Confira abaixo o desempenhos da equipe do G9.
SUB 07 FEMININO
1º - Manuela Pereira Gramani Haddad
3°- Serena Torres Noronha
4º - Elisa Marçal Soares
SUB 07 MASCULINO
1º - Iago Alkmin dos Santos
2° - Frederico Spazzapan Zoccal
3º - Samuel Pereira Gramani Haddad
4º - Miguel Ribeiro Machado
6° - Benjamin Rodrigues C. Velho Faria
8º - Lucca Jannuzzelli Duarte Reis
10º - Elon Silva Rischter
SUB 09 FEMININO
4º - Laura Antunes Ferreira
SUB 09 MASCULINO
1º - Murilo Gabriel Toledo Dias
3º - Murilo Dias Lopes
11º - Nicolas Cabral Camargo
SUB 11 FEMININO
7º - Melissa Corrêa Mendes
SUB 11 MASCULINO
6º - Rafael Vinícius Toledo Dias
9º - Henrique Locher
21º - Felipe Faria
SUB 13 FEMININO
8° - Sofia Brito Riera
9º - Letícia Gonçalves Dias
SUB 13 MASCULINO
6º - João Vitor Oliveira de Melo Pedrosa
9º - Davi Brito Riera
SUB 17 FEMININO
2º - Giovanna Almeida Magalhães
3º - Pamella Sabrine Dias dos Santos
9° - Sofia Ribeiro Reis
Atletas conquistam três categorias da Etapa de Primavera do Circuito das Estações Genius
Neste ano, o subtema da Feira do Conhecimento na Educação Infantil é “Passarinhar, Semear e Renovar”: A importância dos pássaros para o equilíbrio ambiental. Esses seres de penas voam, cantam e deixam a natureza mais linda.
“Para complementar nossas vivências, recebemos uma visita muito instrutiva da Polícia Ambiental”, disse a coordenadora pedagógica do segmento, .
Lembrem-se: Os pássaros precisam da nossa ajuda para viver livres e felizes! Vamos protegê-los e deixar que eles cantem em paz!
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio. O tema geral da edição 2025 é “Atitudes para renovar o Mundo”.
Marque na agenda:
⏰ 01/10 – Quarta-feira | 19h30: Abertura Artística
⏰ 03/10 – Sexta-feira | Das 08h às 20h: Exposição dos Trabalhos
Educação Infantil assiste à palestra da Polícia Ambienta em pesquisa para a Feira
Alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio apresentam à banca de avaliação o projeto de estande para a Feira do Conhecimento 2025, que tem como tema geral “Atitudes para renovar o Mundo”. Participaram da banca os professores Giovanni Henrique Faria Floriano, diretor de Planejamento; José Renato Silva, vice-diretor Pedagógico; e Marcia Gil de Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular.
O subtema da Turma M11 é “Atitudes cidadãs no fortalecimento do combate à fome em Itajubá”. Os alunos são orientados pelos professores Luis Gustavo, Raissa Menegatti e Rangel Batista. A Turma M12, que tem como subtema “Atitudes cidadãs na convivência harmoniosa com animais silvestres de Itajubá e região”, é orientada pelos professores Pâmella Duarte dos Santos, Danielle Helena Batista Veloso de Faria e Edson Gonçalves.
O subtema da Turma M21 é “A linguagem publicitária e a construção do sujeito ecológico na era do Greenwashing”. A turma é orientada pelos professores Mateus Francisco, João Sita e Kleber Nogueira. Já o da M22 é “Atitudes cidadãs na redução das desigualdades de gênero”. A turma é orientada pelas professoras Marília Gil, Anabel Faria e Patrícia Ribeiro.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.
Marque na agenda:
⏰ 01/10 – Quarta-feira | 19h30: Abertura Artística
⏰ 03/10 – Sexta-feira | Das 08h às 20h: Exposição dos Trabalhos
Turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio apresentam projeto de estande para a Feira do Conhecimento
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F81 e F82) visitaram a Vila Vicentina de Itajubá. Essa atividade fez parte dos trabalhos desenvolvidos para a Feira do Conhecimento, que tem como tema geral “Atitudes para renovar o Mundo”. O subtema das turmas, orientadas pelos orientados pelos professores Clóvis Fernandes e Lívia Mota, é "Projetos sociais, arte e voluntariado".
Nessa visita, os alunos fizeram doações de alimentos, conheceram o trabalho da instituição centenária, apenderam sobre o voluntariado e tiveram a oportunidade de conversar com os idosos e ouvir um pouco de suas histórias de vida.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.
Alunos do 8º ano visitam Vila Vicentina em trabalho para a Feira do Conhecimento
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72) participaram de uma oficina de reutilização de jeans com duas artesãs de Itajubá, Maria de Fátima Pagan e Paula Querino Mira da Silva. A atividade integra as pesquisas para a Feira do Conhecimento, que tem como tema geral “Atitudes para renovar o Mundo”. O subtema das turmas é “Pegue Leve Nesse Consumismo”.
Durante os trabalhos, os alunos fizeram uma campanha, arrecadaram peças de calças jeans que não usariam mais e o material foi transformado em porta traços, capa de caderno, botas de enfeite natalino e também criaram jogo da velha. Foi tudo personalizado por eles.
As turmas são orientadas pelos professores Alex Souza, Eloisa Montanari, Tamara Amorim e Vivian Martins Ribeiro.
Venha conferir os trabalhos da Feira do Conhecimento, que celebra o esforço e a dedicação dos alunos em projetos que buscam soluções criativas e sustentáveis para os desafios de nosso tempo.
Marque na agenda:
⏰ 01/10 – Quarta-feira | 19h30: Abertura Artística
⏰ 03/10 – Sexta-feira | Das 08h às 20h: Exposição dos Trabalhos
Feira do Conhecimento: alunos do 7º ano participam de oficina de reutilização de jeans
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F21) estudaram os animais selvagens durante as aulas de Língua Inglesa e participaram do projeto “The Big Book – Animal Fact File”, sob a orientação da professora Isabela Vaz.
“A partir dos conhecimentos adquiridos, como habitat, alimentação e habilidades, os alunos confeccionaram, em duplas, um grande livro sobre os animais”, explicou a professora. O livro foi exposto no colégio, onde todos puderam conhecer mais sobre os animais e a Língua Inglesa.
A imersão na língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças.
Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de mundo.
Alunos do 2º ano participaram do projeto “The Big Book – Animal Fact File”
Três alunos do Curso G9 brilharam na terceira edição do IRT (International Rating Tournament) Clássico, realizada nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025. Giovanna Almeida conquistou a 9ª colocação geral e foi premiada como a melhor atleta feminina. Pamella Sabrine terminou em 18° no geral e foi a 6ª melhor atleta feminina. João Vitor Pedrosa alcançou a 14ª posição geral. O evento, organizado pela Genius - Academia de Xadrez, foi realizado no Curso G9. O título do torneio ficou com o Mestre Nacional Bruce Vicente Ramos, de Varginha/MG.
O torneio, conhecido como III IRT GENIUS STD - FIDE/CBX, foi disputado em seis rodadas no sistema suíço de emparceiramento, com um tempo de reflexão de 60 minutos mais 30 segundos por jogada. O evento foi válido para cálculo e obtenção de rating FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), reunindo atletas de cidades como Ouro Preto, Varginha e Jesuânia.
Pela primeira vez, contou com a participação de um atleta estrangeiro, Jorge Luis Del Monte, de Cuba, que está realizando atividades voltadas para o xadrez em parceria com a Unifei (universidade Federal de Itajubá) e a Genius - Academia de Xadrez.
“O evento proporcionou uma excelente oportunidade de treino para os atletas do Curso G9 que participarão do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar nesta semana”, destacou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Alunos do Curso G9 se destacam em Torneio de Xadrez Clássico
Na aula de Lego, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F22), da professora Vanessa Maduro de Almeida Dalla Rosa, foram desafiados a criar um portão utilizando diferentes tipos de peças. Durante a construção, precisaram pensar em como encaixar as partes para garantir equilíbrio, abertura e fechamento, trabalhando noções de simetria, formas e funções.
“A atividade favoreceu o desenvolvimento do raciocínio lógico, da coordenação motora fina e da criatividade, além de incentivar a resolução de problemas e o trabalho em equipe”, explicou a professora.
As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral. Aprender a fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. Várias propostas são feitas para que o aluno coloque a mão na massa e crie algo.
A união da cultura maker e o pensamento computacional têm como foco desenvolver no aluno algumas habilidades essenciais para o cidadão no século XXI – autonomia, criatividade, espírito investigativo e trabalho em equipe.
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I criam portão em aula Lego