Loader Image

NOTÍCIAS

Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F31, F32 e F33) estão envolvidas em um projeto de pesquisa e conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para alcançar uma vida longa e saudável. Coordenadas pelas professoras Eliana Barbosa de Almeida, Jéssica Antunes Dias e Helena Motta, as atividades incluem trabalhos em grupo, pesquisas individuais e rodas de conversa.

 

Para enriquecer os estudos dos alunos, a turma recebeu a visita do nutricionista e professor Fábio Lacerda, especializado em alimentação saudável. Lacerda compartilhou seu conhecimento e experiência com os estudantes, proporcionando um aprendizado prático e inspirador.

 

O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva desde a infância, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre os diferentes grupos de alimentos, seus benefícios para o organismo e como fazer escolhas saudáveis ​​no dia a dia.

 

A atividade integrou o trabalho trimestral das turmas e está relacionado ao tema geral da Feira do Conhecimento, que é “Hábitos e biotecnologia para uma vida longa e saudável”.

 

Para saber mais sobre o Ensino Fundamental I, acesse o link aqui.

Leia Mais
...
19 de abril de 2024

Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável

Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F81 e F82) do Curso G9 tiveram a oportunidade de receber uma visita muito especial na quarta-feira, 30 de março. Fernanda Jannuzzelli Duarte, ex-aluna do colégio, bacharel e mestra em Artes Cênicas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) compartilhou sua experiência no mundo circense com as turmas.

 

Fernanda é conhecida por sua atuação como atriz, palhaça e gestora da Damião e Cia, um grupo de teatro de Campinas (SP). Além disso, ela também foi integrante do Circo de Teatro Tubinho. Com um vasto conhecimento na área de artes cênicas, ela foi convidada pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade para conversar com os alunos. A atividade integra o projeto interdisciplinar das turmas, que envolve as disciplinas de Arte e Educação Física.

 

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas relevantes sobre o circo e trocar ideias com Fernanda. Ela respondeu a diversas dúvidas e curiosidades levantadas pelos estudantes, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos participantes.

 

“Essa iniciativa proporcionou aos alunos uma experiência única de aprendizado, permitindo a eles explorarem diferentes formas de expressão artística e entenderem a importância do circo como forma de entretenimento e arte”, explicou André Oliveira.

 

De acordo com o professor, a culminância do projeto será uma apresentação para os alunos do Ensino Fundamental I, em data a ser agendada. No ano passado, a apresentação teve números de mágica, esquetes, palhaços e muito mais.

Leia Mais
...
04 de abril de 2024

Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo

Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal

Assim como a arte rupestre, presente em vários formatos (pintura, escultura etc.), também existe a pintura corporal nas manifestações do ser humano pré-histórico. A isso, dá-se o nome de pintura de Padronagem Corporal.

 

Alguns povos indígenas brasileiros, ainda hoje utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado às diferentes esferas da vida comunitária e cultural de sua sociedade. Para cada evento, há uma pintura específica: luta, nascimento, caça, casamento e morte.

 

As tintas, geralmente, são produzidas com pigmentos naturais extraídos de folhas e frutos, como urucum, jenipapo ou babaçu.

 

Foi nesse contexto que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) criaram suas próprias padronagens e deram um significado a elas. Depois, utilizando tinta corporal, cada aluno teve que reproduzir o mesmo padrão no braço.

 

A atividade foi realizada durante aula da disciplina de Arte, com o professor André Felipe de Oliveira Andrade . “A atividade de pintura corporal foi realizada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência de expressão artística ligada às diferentes culturas. Por meio dessa atividade, os alunos puderam aprender sobre a importância da pintura corporal nesses povos, assim como explorar sua própria criatividade na criação de padronagens e significados. Além disso, a atividade permitiu às turmas se envolverem de forma prática e sensorial na disciplina de Arte”, explicou.

Leia Mais
...
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal

Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II aprenderam, durante as aulas de Arte, sobre os diferentes materiais e técnicas utilizadas na criação de esculturas. O material, trabalhado pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, integra o capítulo 2 da plataforma Geekie One.

 

Os alunos descobriram que qualquer material pode ser usado como suporte para a escultura, e que a escolha desse material é fundamental para determinar a técnica e as ferramentas a serem utilizadas.

 

Neste contexto, eles foram apresentados às esculturas bidimensionais, tanto de alto como baixo relevo. Aprenderam que nem todas as esculturas são tridimensionais, e passaram a explorar essa forma de arte em suas aulas.

 

Após adquirirem conhecimento e discutirem sobre o assunto, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e criar suas próprias esculturas bidimensionais utilizando materiais não convencionais que encontraram em casa e na escola.

 

“Com uma folha em mãos e utilizando toda a criatividade, os alunos utilizaram a técnica de Assemblagem, ou colagem, para criar suas obras de arte. Essa experiência prática permitiu que eles explorem diferentes possibilidades e estimula a criatividade e o pensamento fora da caixa”, explicou o professor. 

Leia Mais
...
20 de março de 2024

Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula

Você sabia que a arte está presente no mundo há muito tempo? Essa foi a pergunta norteadora do primeiro capítulo da Geekie na disciplina de Arte para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62). Foi a partir dela que o professor André Felipe de Oliveira Andrade despertou a curiosidade da turma para o tema.

 

O professor explicou que, desde cedo, a humanidade tem necessidade de se expressar, isso antes mesmo de a escrita ser inventada. A arte produzida na pré-história é chamada de Arte Rupestre e é encontrada em vários lugares do mundo em períodos diferentes.

 

Durante a aula, o professor André explicou que os desenhos nas paredes das cavernas eram utilizados para representar a vida cotidiana, cenas de caça, plantas e animais. Era uma forma de transmitir conhecimento, registrar acontecimentos e perpetuar a cultura daquele tempo.

 

“Nessa atividade em sala de aula, utilizamos alguns materiais mais aprimorados, mas nossa intenção é semelhante: utilizar alguns ingredientes naturais (temperos e água) para produzirmos nossas próprias tintas e, depois, finalizar com uma pintura, tendo como inspiração, a pintura Rupestre”, explicou.

 

Os alunos ficaram empolgados com a proposta e se dedicaram a criar suas tintas e pinturas rupestres. Eles aprenderam sobre a importância da arte na comunicação e na preservação da história, assim como os nossos ancestrais pré-históricos.

Leia Mais
...
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula

Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”

Uma tarde de pura diversão: assim foi a apresentação do circo “Cartola do André”, um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II , para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

 

“O circo Cartola do André é um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos 8º ano. Durante o segundo trimestre, as turmas estudaram sobre as manifestações artísticas circenses que aconteceram em muitos países, como Índia, Egito, China e Itália, sendo o Circus Maximus, em Roma, uma das origens mais conhecidas”, explicou o professor de Arte, André Felipe de Oliveira Andrade.

 

De acordo com o professor, os alunos aceitaram a proposta desde o início. “No começo, tiveram dificuldade em encontrar as habilidades para a montagem dos números do circo, porém, cada um correu atrás do seu talento, muitos ensaios aconteceram e, com sucesso, o “circo Cartola do André”, foi apresentado com excelência”, disse.

 

HISTÓRIA

O Circus Maximus era um local destinado ao lazer e entretenimento do povo romano, aconteciam espetáculos de palhaços, malabares, contorcionistas,  engolidores de fogo, além de apresentações de eventos de jogos e corridas de cavalos.

 

Em sua origem, o circo estabelecia sua apresentação em um lugar fixo. Mais tarde, surgiram as companhias circenses, que se deslocavam de uma cidade para outra com espetáculos itinerantes.

 

“No  século XVIII, o circo passa a apresentar uma estrutura em um picadeiro circular. No Brasil, esse estilo de circo geralmente é administrado por famílias e passado de geração a geração. Já o circo contemporâneo ou novo circo é caracterizado por grandes espetáculos ou shows”, destacou.

Leia Mais
...
07 de dezembro de 2023

Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”

Projeto Lojinhas ensina matemática financeira de forma lúdica aos alunos do 6º ano

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) apresentaram aos pais e professores o resultado do Projeto Lojinhas, desenvolvido na disciplina de Matemática, com o professor Vicente Carlos Martins.

 

Vinculado ao projeto, também teve a exposição de um álbum de fotografias, que foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História,  Inglês e Literatura.

 

O Projeto Lojinhas foi retomado este ano no 1º trimestre. Nas aulas de Matemática, os alunos usaram de muita criatividade e negociação para a criação de suas Lojinhas e nelas simularam as negociações de compra e venda, contextualizando assim, todo o conteúdo que era ensinado em sala de aula.

 

“Isso tornou mais fácil a familiaridade com os termos da matemática financeira, como porcentagem, modalidades de vendas, preços de custo e de venda, descontos e juros. As Lojinhas propiciaram várias habilidades como o uso das planilhas Google que envolvem programação de fórmulas, o uso da calculadora em sala de aula e a mais importante delas, o trabalho em equipe”, explicou o professor Vicente Carlos Martins.

 

ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS

A construção de um álbum de fotografias também foi vinculado a esse projeto. Esse álbum foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História,  Inglês e Literatura, concomitantemente, com a obra “Os meninos morenos” de Ziraldo. 

 

Os alunos resgataram através de fotografias e relatos momentos inesquecíveis que fizeram parte da vida de cada um. Assim, o álbum transformou-se em um livro de memórias trazendo um pouquinho da história, da família e dos afetos que se constroem, dia após dia, ao longo da vida. Os pais dos alunos tiveram a oportunidade de comprá-lo no encerramento do projeto.

Leia Mais
...
30 de novembro de 2023

Projeto Lojinhas ensina matemática financeira de forma lúdica aos alunos do 6º ano

Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira

Alunos do 8º ano  do Ensino Fundamental II visitaram, em 1º de novembro, a empresa Água Serra da Mantiqueira no município de Delfim Moreira. A atividade é um desdobramento do que as turmas estudaram na disciplina de Geografia, com o professor Clóvis José Fernandes.

 

O grupo foi acompanhado pela coordenadora pedagógica do segmento, Andrea Rodrigues Fortes Ribeiro, e pelo professor Marcelo Calderaro.

 

“O objetivo do estudo é analisar a importância dos recursos hídricos, discutindo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água”, explicou Clóvis Fernandes.

 

Durante a visita, os alunos conheceram o laboratório de análise, o sistema de engarrafamento, o armazenamento e como é feita a distribuição da água. Receberam também orientações sobre as certificações e autorizações necessárias para que a empresa funcione.

Leia Mais
...
06 de novembro de 2023

Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira

Alunos do 7º ano conversam com jornalista do Estadão sobre sustentabilidade

Ao longo do 3º trimestre, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II estudaram sobre o texto jornalístico nas aulas de redação com a professora Cláudia Fortes. Nessas aulas, aprofundaram o estudo ao lerem quatro reportagens redigidas pela jornalista Paula Ferreira do jornal Estado de S. Paulo (Estadão) sobre a sustentabilidade no meio ambiente, principalmente na Amazônia.

 

Paula Ferreira esteve presente para a cobertura do evento “Cúpula da Amazônia”, ocorrido em agosto deste ano, no Pará. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de conhecê-la através de uma entrevista online  para enriquecer essa aprendizagem.

 

“Como jornalista, me senti muito orgulhosa de poder conversar com estudantes tão preocupados com a realidade do Brasil e com questionamentos tão pertinentes. Tenho certeza de que aprendemos muito uns com os outros durante a atividade e fico feliz por ter mostrado um pouco da importância do acesso à informação para a construção de uma sociedade mais justa”, disse Paula Ferreira

 

Quem é a jornalista Paula Ferreira?

Paula Ferreira nasceu em Cachoeira Paulista (SP), entretanto tem um laço afetivo com Itajubá, pois seus avós paternos são itajubenses e seu pai também nasceu nessa cidade.

 

É jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz nove anos que ela trabalha nessa profissão. Seu primeiro estágio foi na Rede Bandeirantes, depois passou a trabalhar no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Em 2015, fez uma série nesse jornal sobre “Escolas buscam formas de educar em meio a cotidiano de violência”, em que ganhou o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, também conhecido como Prêmio Esso, na categoria Educação. Esse Prêmio é a mais importante distinção conferida a profissionais de imprensa no Brasil. Hoje, trabalha para o jornal Estado de S. Paulo, em Brasília, fazendo matérias sobre política pública.

 

Recentemente, esteve no evento Cúpula da Amazônia 2023, em que teve a oportunidade de fazer várias reportagens sobre a vida dos ribeirinhos dessa região. Entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, para a Conferência das Nações Unidas (COP 28) sobre as mudanças climáticas.

Leia Mais
...
27 de outubro de 2023

Alunos do 7º ano conversam com jornalista do Estadão sobre sustentabilidade

Turmas do 7º ano aprendem conceitos sobre balé nas aulas de Arte

As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72), nas aulas de Arte, no começo do 3º trimestre, iniciaram o estudo da linguagem artística que a humanidade utiliza desde os tempos remotos: a dança.

 

“Dentro dessa linguagem existem várias possibilidades de estudo, como o balé. Os alunos tiveram que preparar aulas invertidas e puderam aplicar seus conhecimentos sobre o assunto para seus colegas, e juntos fazerem uma troca de aprendizagens”, explica o professor André Felipe de Oliveira Andrade.

 

De acordo com o professor, uma das coisas que mais impressionou os alunos foi que o balé clássico, inicialmente, era dançado por homens, que interpretavam os papéis masculinos e também os femininos. Apenas a partir do século XVII as mulheres ganharam espaço e destaque nos espetáculos desse tipo de dança.

 

Durante as aulas, os alunos puderam conhecer e praticar as cinco posições dos pés, que se tornaram as regras básicas de todo o aprendizado da dança clássica, criadas por Pierre Beauchamp.

 

“O conhecimento sobre o balé clássico não parou por aí, podemos aprender também sobre os aspectos do desenvolvimento do balé, o contexto histórico do seu surgimento, diversas características e a estética propagada por essa arte”, disse.  “Os aluno se empenharam em tudo o que foi proposto, confiram as atividades práticas que os alunos realizaram em sala”, completou.

Leia Mais
...
05 de outubro de 2023

Turmas do 7º ano aprendem conceitos sobre balé nas aulas de Arte

Alunos do Curso G9 vencem 2 categorias e conquistam 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Atletas do Curso G9 venceram duas categorias e conquistaram outras 11 medalhas na última etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada no Colégio Anglo, em 30/09. Giovanna Almeida Magalhães venceu Categoria B – Feminino e Laura Zambrana Lúcio, a venceu Categoria B – Feminino.

 

O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.

 

Saiba como foram as etapas no Curso G9, Colégio Empreender e Colégio XIX de Março.

 

Confira a classificação dos alunos do Curso G9:

 

CATEGORIA A – MASCULINO

2º: Iago Alkmin dos Santos

3º: Murilo Gabriel Toledo Dias

9º: Davi Antonio Silva

 

CATEGORIA B – FEMININO

1º: Giovanna Almeida Magalhães

2º: Luísa Aimi Paiva Seguchi

3º: Júlia Neves de Araújo

4º: Alice Grimm de Faria Favale

 

CATEGORIA B – MASCULINO

5º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha

6º: Diogo Zambrana Lúcio

7º: Gustavo Raposo Tiengo

8º: Rafael Vinícius Toledo Dias

 

CATEGORIA C - FEMININO

1º: Laura Zambrana Lúcio

5º: Ana Julia Matos Fernandes

7º: Catarina Germiniani Aguiar

9º: Letícia Rodrigues Faria

 

CATEGORIA C – MASCULINO

3º: Davi Brito Riera

5º: Gabriel Grimm de Faria Favale

10º: Nícolas Oliveira Tredicci

Leia Mais
...
04 de outubro de 2023

Alunos do Curso G9 vencem 2 categorias e conquistam 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Alunos do 6º ano fazem esquetes teatrais sobre o livro Diário de Pilar na Amazônia

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) desenvolveram diversos textos dramáticos durante as aulas de Redação, com a professora Cláudia Fortes. Depois, dividiram-se em grupos e com muita criatividade criaram o roteiro de esquetes teatrais, além de projetarem o cenário para a apresentação.

 

As turmas tiveram como personagens um fantasma e os protagonistas do livro Diário de Pilar na Amazônia (Pilar e Breno), da escritora Flávia Lins e Silva.

 

“Os alunos leram a obra, escreveram o texto dramático e ensaiaram durante algumas aulas. Com muita dedicação e alegria, fizeram uma linda apresentação”, explica a professora Cláudia Fortes.

 

“Na minha opinião, o teatro foi uma experiência incrível para todos nós. Nele, trabalhamos nossa imaginação, vocabulário e a parte artística dentro de nós; também desenvolvemos o controle de nossas emoções. Sou muito grato por essa oportunidade”, disse o aluno Lucas Rodrigues Leite (Turma F61).

 

Para Letícia Leite Barca, também da Turma F61, “Achei cada apresentação melhor que a outra.  Gostei muito da minha performance e adorei o figurino de todos. Também adorei o cenário e achei que todos sabiam muito bem suas falas”, destacou.

 

Opinião semelhante da aluna Maria Júlia Silva Camargo, da F61. “Gostei muito de fazer o teatro, foi bem trabalhoso, mas o meu grupo ajudou bastante. Todos colaboraram com os ensaios e a produção do texto. A apresentação foi muito divertida”, disse.

 

Confira abaixo outros depoimentos sobre a atividade:

 

Eu adorei apresentar o teatro e escrever o roteiro. Estimulei minha criatividade e expressão artística durante o processo.

Lorenzo Rodrigues Quireli – Turma F61

 

Achei bem legal fazer o teatro. Construir o nosso próprio roteiro foi  mágico, e ainda mais podendo apresentá-lo. Eu adorei, foi realmente brilhante!

Ana Lívia Monti Bustamante – Turma F61

 

O teatro foi incrível! Eu participei e ajudei a fazer o roteiro. Também organizamos as roupas, o cenário e até conseguimos um gato de pelúcia para ser o Samba, gato de estimação da Pilar. Foi muito divertido!

Anelize Braga Guedes – Turma F62

 

Achei que o teatro foi muito legal e divertido, porque cada um fez uma peça teatral diferente.

Fiorella Panza Braga – Turma F62

 

Eu gostei muito das apresentações. Achei bem legal fazer uma história para encenar, também gostei do meu papel de fantasma.

André Bernardo Britto – Turma F62

Leia Mais
...
28 de setembro de 2023

Alunos do 6º ano fazem esquetes teatrais sobre o livro Diário de Pilar na Amazônia

GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã e está na etapa nacional do TBR 2023

A GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã da etapa Regional Sul de Minas do Torneio Brasil de Robótica (TBR) e está classificada para a fase nacional. A GnORANGE teve um ótimo desempenho, mas não avançou à próxima etapa.

 

A competição foi realizada no sábado, 16/09, em Cambuquira. Os mentores das equipes, professores  de Matemática, Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins, que também coordenam o Clube de Ciências e a preparação dos alunos para as olimpíadas escolares, como a Canguru de Matemática.

 

O Curso G9 tem tradição em competições de robótica há mais de dez anos: no ano passado, por exemplo, a equipe Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2.

 

TBR 2023

Para Mateus Francisco, a GTEeN, equipe composta em sua grande maioria por veteranos, mostrou-se mais uma vez preparada para os desafios da temporada 2023, obtendo excelentes resultados nos mais variados critérios de avaliação. “Com certeza, seguiremos aperfeiçoando o trabalho, levando em conta as sugestões da regional e procurando obter o melhor resultado possível na fase nacional, que acontecerá em Brasília”, disse.

 

“Com união, dedicação e esforço nos classificamos para a etapa nacional. Estamos extremamente animados com essa oportunidade e, até lá, comprometidos em aprimorar ainda mais o nosso trabalho. Vamos continuar com nossas atividades regulares, de Mérito Cientifico e Organização e Método, e aperfeiçoar nosso robô para cada vez mais atingirmos uma pontuação melhor”, explicou Daniel Gonçalves, membro da GTEeN.

 

Daniel Gonçalves lembra que, ao longo dos três anos em faz parte da equipe, testemunhou sua evolução constante. “Entrei para o grupo durante a pandemia, cheio de incertezas e sem compreender totalmente o que esperar. No entanto, agora posso afirmar, com absoluta certeza, que essa decisão foi uma das melhores da minha vida”, expliou.

 

“Tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias e compartilhar longas jornadas com elas, criando laços de amizade e confiança. Durante esse período me desenvolvi como estudante, aprimorando minha capacidade de trabalho em equipe e aprendendo a lidar com a pressão das competições. Ao chegar ao meu terceiro ano do ensino médio, percebo que não somos apenas uma grupo, mas sim uma família, unida de maneira singular e incomparável. Esta jornada tem sido uma experiência de crescimento pessoal e laços que levarei para toda a vida”, completou.

 

EQUIPES

A GTEeN tem como membros, além de Daniel Ginçalves, os alunos: Gabriel de Campos Irineu Santana, Caio Crhistopher Fernandes Ribeiro, Fabiano da Silva Oliveira Junior, Pedro Féris Rennó El Alam, João Pedro Tilmann de Souza, Leonardo de Oliveira Gomes, Mariana Amorim Santos, Rafael Neves de Moraes Castro e Rafael Scianni Maragon Lima.

 

Já a GnORANGE é formada por: Isabella de Oliveira Nunes Campos, Henrique Ribas Vieira Esper, Priscilla Gabriely de Oliveira, Daniel Ferreira Olímpio, Carlos Henrique Cavalcanti Robertson Schmitz, Valentina Barbosa Marcellini, Pedro Minoru Zambrana Enomoto, Mateus Dala Rosa Soares David, João Gabriel Spazzapan Zoccal e Lucas Rodrigues Leite.

Leia Mais
...
20 de setembro de 2023

GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã e está na etapa nacional do TBR 2023

Atletas conquistam 2 categorias e 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Atletas do Curso G9 venceram 2 categorias e conquistaram outras 13 medalhas na terceira etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada em 2 de setembro, no Colégio XIX de Março: Giovanna Almeida Magalhães venceu a Categoria B Feminino e Nícolas Oliveira Tredicci, conquistou a Categoria C Masculino. A próxima etapa do torneio será no Colégio Sagrado Coração de Jesus, no próximo dia 16.

 

O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.

 

Saiba como foram as etapas no Curso G9 e Colégio Empreender.

 

Confira a classificação dos alunos do Curso G9:

 

CATEGORIA A – FEMININO

4º: Maria Clara Melo Vieira

 

CATEGORIA A – MASCULINO

2º:- Murilo Gabriel Toledo Dias

3º: Iago Alkmin dos Santos

8º: Davi Santos Vitorino

 

CATEGORIA B – FEMININO

1º: Giovanna Almeida Magalhães

2º: Júlia Neves de Araújo

3º: Alice Grimm de Faria Favale

4º: Laura Manfrinato Braga

5º: Julia Rodrigues Lorentz

 

CATEGORIA B – MASCULINO

3º: Rafael Vinicius T. Dias

4º: Diogo Zambrana Lúcio

7º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha

8º: Gustavo Raposo Tiengo

 

CATEGORIA C – FEMININO

2º: Laura Zambrana Lúcio

3º: Letícia Gonçalves Dias

4º: Ana Julia Matos Fernandes

7º: Letícia Rodrigues Faria

8º: Catarina Germiniani Aguiar

 

CATEGORIA C – MASCULINO

1º: Nícolas Oliveira Tredicci

2º: Davi Brito Riera

Leia Mais
...
06 de setembro de 2023

Atletas conquistam 2 categorias e 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Alunos do 7º ano fazem instrumentos com materiais descartáveis

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72) foram desafiados pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, da disciplina de Arte, a criarem instrumentos musicais com materiais, encontrados em casa, que seriam descartados.

 

“Cada um trouxe seu instrumentos e o apresentou à turma. Depois, os alunos foram divididos em pequenos grupos para criarem um ritmo e, juntamente, cantarem uma música utilizando esse ritmo. O resultado foi muito interessante a agradou a todos”, explica o professor.

 

André Andrade ressalta que, desde os primórdios da humanidade o ser humano já produzia música. Com o passar do tempo a música foi evoluindo devido a sua possibilidade de criação com os instrumentos musicais surgidos.

 

Com a ideia de inova “o fazer musical” alguns músicos começaram a criar instrumentos inusitados, com materiais diferentes, como sucata, plástico, ferro, vidro, borracha etc. Os instrumentos não convencionais começam, então, a fazer parte de orquestras e grupos musicais, que chamam atenção com sua criatividade e habilidade do fazer musical.

Leia Mais
...
25 de agosto de 2023

Alunos do 7º ano fazem instrumentos com materiais descartáveis

Alunos do 6º ano criam diário em atividade da disciplina de Literatura

Neste 2º trimestre, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62), nas aulas de Literatura, com a professora Cláudia Fortes, estão encantados com os protagonistas Pilar, Breno e o gato Samba do livro “Diário de Pilar na Amazônia” da autora Flávia Lins e Silva.

 

A obra conta a história de Pilar e Breno, que montaram a Sociedade dos Espiões Invisíveis (SEI) e estão dispostos a desvendar os mistérios do passado. A menina achou um recorte de jornal com uma notícia pela metade e tem certeza de que é uma pista sobre o paradeiro de seu pai, que não chegou a conhecer e de quem só tem uma foto antiga. A investigação exige malas prontas e mais uma incrível viagem.

 

“É uma narrativa envolvente e ao mesmo tempo de conscientização sobre a preservação ambiental. Para completar o estudo dessa obra, os alunos, simultaneamente, fazem  o seu próprio diário, no caderno, com atividades sobre o livro”, diz a professora.

 

Leia Mais
...
18 de agosto de 2023

Alunos do 6º ano criam diário em atividade da disciplina de Literatura

TOPO