Venha descobrir o caminho para uma vida longa e saudável! Venha explorar os trabalhos feitos pelos alunos do Curso G9. Participe da abertura oficial, em 25/09, e visite os estandes inspiradores que conectam conhecimento e bem-estar, em 27/09. Traga sua família e amigos para um dia repleto de aprendizado e diversão.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio. Desde o início do ano letivo, os alunos, orientados pelos professores, realizam pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação e da criação da logo para a divulgação desse evento. No terceiro trimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.
A logo foi criada e desenvolvida pelos alunos Danilo Guedes de Carvalho e Luis Fernando Moreira Faria, alunos do 2º ano do Ensino Médio (Turma M22), na disciplina de Arte, com a professora Anabel.
Confira abaixo os subtemas das feiras, por segmento de ensino:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Tempo de brincar: benefícios que ultrapassam a infância
ENSINO FUNDAMENTAL I
· 1º ano: A contribuição dos hábitos alimentares para uma vida longa e saudável
· 2º ano: A influência da passagem do tempo na vida das pessoas
· 3º ano: Itajubá: cidade fácil de ser morada
· 4º ano: Proteger a mim e a minha família
· 5º ano: Saúde mental e emocional para uma vida longa, saudável e feliz
ENSINO FUNDAMENTAL II
· 6º ano: Lazer e felicidade para uma vida longa
· 7º ano: Alimentação: caminho para a longevidade
· 8º ano: Longevidade: vacinas e saneamento básico
· 9º ano: A busca pela longevidade através das atividades físicas e artísticas
ENSINO MÉDIO
· 1º ano – Turma M11: Engenharia Genética
· 1º ano – Turma M12: Biologia Sintética
· 2º ano – Turma M21: Convergência Homem x Máquina (IoB – Internet dos Corpos)
· 2º ano – Turma M22: Medicina Regenerativa
Feira do Conhecimento 2024 será nos dias 25 e 27 de setembro
Você sabia que a luz branca contém todas as cores? Este intrigante questionamento gerou uma onda de curiosidade e entusiasmo entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Turma F32. Durante uma aula Lego, as crianças não apenas aprenderam sobre o fenômeno da luz, mas também descobriram que o cientista Isaac Newton foi o pioneiro a comprovar a decomposição da luz branca em uma vasta gama de cores por meio de um experimento inovador com um prisma.
Inspirados por esse conceito, os alunos se aventuraram na prática científica ao confeccionarem um disco cromático, uma ferramenta essencial para visualizar as cores de forma lúdica e interativa. Após a criação do disco, eles programaram um robô chamado VinciBot para girá-lo, transformando a teoria em uma experiência palpável e emocionante. À medida que o disco girava rapidamente, os alunos puderam observar um fenômeno impressionante: a fusão de todas as cores resultou na formação da luz branca.
Essa atividade não apenas reforçou o aprendizado sobre a luz e suas propriedades, mas também promoveu habilidades práticas e de trabalho em equipe, sob a orientação das professoras Jéssica Antunes e Alessandra Lino. As professoras, sempre estimulando a curiosidade dos alunos, guiaram o processo, elaborando explicações sobre a teoria das cores e o legado científico de Newton.
Alunos do 3º ano aprendem sobre cores em aula Lego
Essa excursão é uma parte fundamental do trabalho que os estudantes estão desenvolvendo em preparação para a Feira do Conhecimento. Durante as pesquisas, as crianças tiveram a oportunidade de explorar diferentes áreas do conhecimento e apresentar suas descobertas de uma forma criativa e envolvente. As turmas foram acompanhadas pelos professores: André Felipe de Oliveira Andrade, Vicente Carlos Martins, Camila Pereira e Lívia Mota.
A atividade, em 11 de setembro, foi uma experiência enriquecedora que integra elementos de pesquisa e vivência prática. Os alunos estão se aprofundando nas questões que cercam a saúde e os hábitos que podem promover uma vida longa e saudável. Neste ano, a Feira do Conhecimento 2024 tem como tema geral “Hábitos e Biotecnologia para uma Vida Longa e Saudável”, que busca sensibilizar os jovens para a importância de hábitos saudáveis e o papel da biotecnologia em nossas vidas.
Dentro deste contexto, o subtema escolhido pelas turmas – “Lazer e felicidade para uma vida longa” – reflete a importância do equilíbrio entre trabalho, saúde física e mental, além da busca por momentos de prazer e alegria.
A experiência no Parque das Águas é uma oportunidade perfeita para os alunos vivenciarem o que significa lazer, em um ambiente natural que favorece a reflexão sobre a felicidade. Ao tomarem contato com a natureza, eles puderam perceber como o ambiente ao nosso redor influencia nosso bem-estar e a nossa saúde.
Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II visitam Parque das Águas de São Lourenço
O alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62), orientados pela professora de Literatura Cláudia Fortes, tiveram uma experiência enriquecedora ao se conectarem virtualmente com Flávia Lins e Silva, escritora, jornalista, compositora e roteirista, responsável pelo livro Diário de Pilar na Grécia. Com apoio de Juliana Silva, auxiliar de Biblioteca, os estudantes puderam interagir com a autora, que atualmente reside em Portugal.
Durante o bate-papo online, a escritora compartilhou suas experiências como autora e como roteirista da popular série infantil "Detetive do Prédio Azul", que está em exibição no canal Gloob. Ela também contou aos alunos sobre o projeto "D.P.A. 4 – O Filme", baseado na série e que tem sua estreia prevista para 2025 nos cinemas.
A conversa animou os estudantes, que ficaram ainda mais encantados com os protagonistas Pilar, Breno e o gato Samba, personagens que descobriram nas páginas do livro.
Alunos do 6º ano conhecem autora de Diário de Pilar na Grécia em bate-papo online
As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I receberam a visita de Helena Vilela, professora de Yoga e mãe do colega João Pedro Vilela, para um bate-papo sobre a prática de Yoga e a longevidade. A atividade aconteceu em 20 de agosto, na Sala de Arte.
A curiosidade sobre o assunto surgiu durante a pesquisa sobre as atividades ofertadas em Itajubá para o público longevo.
A palestra integra o projeto da Feira do Conhecimento, cujo subtema das turmas é "Itajubá: Cidade fácil de ser morada!". Além de descobrir mais sobre os benefícios dessa atividade, as crianças puderam desfrutar de um momento prático.
A atividade foi mediada pelas professoras Jéssica Antunes, Eliana Barbosa e Helena Motta.
Turmas 3º ano do Fundamental I assistem palestra sobre yoga em trabalho para a Feira 2024
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I desenvolveram atividades do Projeto Interdisciplinar de Educação Financeira do 2° Trimestre. Além de participarem do plantio, cuidados e colheita dos produtos orgânicos da nossa horta pedagógica, puderem conhecer alguns conceitos e princípios do Desenvolvimento Sustentável.
Nas aulas de Inglês, tiveram um bate-papo com uma empreendedora de nossa região sobre os desafios de abrir e manter um empreendimento, voltado à sustentabilidade do planeta.
Nas aulas de Ciências, foram desafiados a realizar uma "Banca de Orgânicos", para qual realizaram pesquisas e debates para definir a tabela de preços e qual slogan identificaria as embalagens do produtos.
Turmas do 5º ano desenvolvem projeto sobre Educação Financeira
No primeiro trimestre, na disciplina de Arte, do professor André Felipe de Oliveira, os alunos do 7º ano puderam reconhecer como a figura humana sempre foi objeto de estudo e modelo nas produções artísticas em todas as modalidades artísticas, desde a pré-história até os dias de hoje.
“Em cada época, a representação de pessoas passou por modificações. Se em tempos mais antigos, pessoas tinham suas imagens esculpidas em esculturas e pintadas em telas, a partir do século XVI, na Europa, autorretratos em suportes variados passaram a ser objetos desejados”, explica o professor.
Nos últimos 50 anos, a reprodução da própria imagem tornou-se uma prática cultivada como nunca antes na História. A selfie é um fenômeno social que mudou a maneira como lidamos com autorretratos. Os alunos foram desafiados, então, a fazer uma escultura, utilizando sabão de coco, palito e colher, com o tema figura humana.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 7º ano representam figura humana em esculturas em sabão
Os alunos do Ensino Fundamental II do Curso G9 tiveram a oportunidade, no primeiro trimestre do ano letivo, de aprofundar seu conhecimento sobre a cultura hispânica por meio da disciplina de Espanhol. O projeto consiste em uma pesquisa sobre escritores e poetas hispânicos.
“Com essa iniciativa, buscamos proporcionar uma experiência enriquecedora para os alunos, não apenas no aprendizado da língua espanhola, mas também na valorização da literatura hispânica e na compreensão da diversidade cultural presente na América Latina”, explica Eloísa Montanari.
No 6º ano, os estudantes pesquisaram a vida e a obra de Gabriel Garcia Márquez, autor colombiano que se destacou mundialmente com suas obras associadas ao realismo mágico. O objetivo é conhecer mais sobre a cultura do povo colombiano e identificar as principais obras desse renomado escritor.
Já no 7º ano, os alunos foram apresentados a Gabriela Mistral, poetisa chilena e primeira mulher latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar seus poemas e entender a importância dessa figura na literatura hispânica.
No 8º ano, a pesquisa foi sobre Pablo Neruda, também chileno e vencedor do Nobel de Literatura. Sua poesia intensa e engajada foi objeto de estudo, possibilitando aos alunos compreenderem a relevância de seu legado na literatura latino-americana.
Por fim, no 9º ano, a proposta foi investigar a vida e obra de Miguel de Cervantes, escritor espanhol considerado um dos maiores da literatura universal. Conhecido principalmente por seu emblemático romance "Dom Quixote", Cervantes é um símbolo da literatura espanhola e merece a atenção dos estudantes nessa etapa de ensino.
Ensino Fundamental II
A proposta pedagógica do Curso G9 para o Ensino Fundamental II visa desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Além disso, a leitura e interpretação de textos são metas em todas as áreas do conhecimento.
A utilização de recursos digitais é uma rotina nesse projeto, preparando os alunos para um mundo em constante transformação. Além disso, jogos, programação, gamificação, Robótica, Lego e Geogebra são algumas das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.
Alunos do Ensino Fundamental II pesquisa sobre grandes escritores e poetas hispânicos
As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F31, F32 e F33) estão envolvidas em um projeto de pesquisa e conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para alcançar uma vida longa e saudável. Coordenadas pelas professoras Eliana Barbosa de Almeida, Jéssica Antunes Dias e Helena Motta, as atividades incluem trabalhos em grupo, pesquisas individuais e rodas de conversa.
Para enriquecer os estudos dos alunos, a turma recebeu a visita do nutricionista e professor Fábio Lacerda, especializado em alimentação saudável. Lacerda compartilhou seu conhecimento e experiência com os estudantes, proporcionando um aprendizado prático e inspirador.
O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva desde a infância, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre os diferentes grupos de alimentos, seus benefícios para o organismo e como fazer escolhas saudáveis no dia a dia.
A atividade integrou o trabalho trimestral das turmas e está relacionado ao tema geral da Feira do Conhecimento, que é “Hábitos e biotecnologia para uma vida longa e saudável”.
Para saber mais sobre o Ensino Fundamental I, acesse o link aqui.
Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F81 e F82) do Curso G9 tiveram a oportunidade de receber uma visita muito especial na quarta-feira, 30 de março. Fernanda Jannuzzelli Duarte, ex-aluna do colégio, bacharel e mestra em Artes Cênicas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) compartilhou sua experiência no mundo circense com as turmas.
Fernanda é conhecida por sua atuação como atriz, palhaça e gestora da Damião e Cia, um grupo de teatro de Campinas (SP). Além disso, ela também foi integrante do Circo de Teatro Tubinho. Com um vasto conhecimento na área de artes cênicas, ela foi convidada pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade para conversar com os alunos. A atividade integra o projeto interdisciplinar das turmas, que envolve as disciplinas de Arte e Educação Física.
Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas relevantes sobre o circo e trocar ideias com Fernanda. Ela respondeu a diversas dúvidas e curiosidades levantadas pelos estudantes, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos participantes.
“Essa iniciativa proporcionou aos alunos uma experiência única de aprendizado, permitindo a eles explorarem diferentes formas de expressão artística e entenderem a importância do circo como forma de entretenimento e arte”, explicou André Oliveira.
De acordo com o professor, a culminância do projeto será uma apresentação para os alunos do Ensino Fundamental I, em data a ser agendada. No ano passado, a apresentação teve números de mágica, esquetes, palhaços e muito mais.
Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo
Assim como a arte rupestre, presente em vários formatos (pintura, escultura etc.), também existe a pintura corporal nas manifestações do ser humano pré-histórico. A isso, dá-se o nome de pintura de Padronagem Corporal.
Alguns povos indígenas brasileiros, ainda hoje utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado às diferentes esferas da vida comunitária e cultural de sua sociedade. Para cada evento, há uma pintura específica: luta, nascimento, caça, casamento e morte.
As tintas, geralmente, são produzidas com pigmentos naturais extraídos de folhas e frutos, como urucum, jenipapo ou babaçu.
Foi nesse contexto que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) criaram suas próprias padronagens e deram um significado a elas. Depois, utilizando tinta corporal, cada aluno teve que reproduzir o mesmo padrão no braço.
A atividade foi realizada durante aula da disciplina de Arte, com o professor André Felipe de Oliveira Andrade . “A atividade de pintura corporal foi realizada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência de expressão artística ligada às diferentes culturas. Por meio dessa atividade, os alunos puderam aprender sobre a importância da pintura corporal nesses povos, assim como explorar sua própria criatividade na criação de padronagens e significados. Além disso, a atividade permitiu às turmas se envolverem de forma prática e sensorial na disciplina de Arte”, explicou.
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II aprenderam, durante as aulas de Arte, sobre os diferentes materiais e técnicas utilizadas na criação de esculturas. O material, trabalhado pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, integra o capítulo 2 da plataforma Geekie One.
Os alunos descobriram que qualquer material pode ser usado como suporte para a escultura, e que a escolha desse material é fundamental para determinar a técnica e as ferramentas a serem utilizadas.
Neste contexto, eles foram apresentados às esculturas bidimensionais, tanto de alto como baixo relevo. Aprenderam que nem todas as esculturas são tridimensionais, e passaram a explorar essa forma de arte em suas aulas.
Após adquirirem conhecimento e discutirem sobre o assunto, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e criar suas próprias esculturas bidimensionais utilizando materiais não convencionais que encontraram em casa e na escola.
“Com uma folha em mãos e utilizando toda a criatividade, os alunos utilizaram a técnica de Assemblagem, ou colagem, para criar suas obras de arte. Essa experiência prática permitiu que eles explorem diferentes possibilidades e estimula a criatividade e o pensamento fora da caixa”, explicou o professor.
Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte
Você sabia que a arte está presente no mundo há muito tempo? Essa foi a pergunta norteadora do primeiro capítulo da Geekie na disciplina de Arte para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62). Foi a partir dela que o professor André Felipe de Oliveira Andrade despertou a curiosidade da turma para o tema.
O professor explicou que, desde cedo, a humanidade tem necessidade de se expressar, isso antes mesmo de a escrita ser inventada. A arte produzida na pré-história é chamada de Arte Rupestre e é encontrada em vários lugares do mundo em períodos diferentes.
Durante a aula, o professor André explicou que os desenhos nas paredes das cavernas eram utilizados para representar a vida cotidiana, cenas de caça, plantas e animais. Era uma forma de transmitir conhecimento, registrar acontecimentos e perpetuar a cultura daquele tempo.
“Nessa atividade em sala de aula, utilizamos alguns materiais mais aprimorados, mas nossa intenção é semelhante: utilizar alguns ingredientes naturais (temperos e água) para produzirmos nossas próprias tintas e, depois, finalizar com uma pintura, tendo como inspiração, a pintura Rupestre”, explicou.
Os alunos ficaram empolgados com a proposta e se dedicaram a criar suas tintas e pinturas rupestres. Eles aprenderam sobre a importância da arte na comunicação e na preservação da história, assim como os nossos ancestrais pré-históricos.
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
Uma tarde de pura diversão: assim foi a apresentação do circo “Cartola do André”, um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II , para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
“O circo Cartola do André é um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos 8º ano. Durante o segundo trimestre, as turmas estudaram sobre as manifestações artísticas circenses que aconteceram em muitos países, como Índia, Egito, China e Itália, sendo o Circus Maximus, em Roma, uma das origens mais conhecidas”, explicou o professor de Arte, André Felipe de Oliveira Andrade.
De acordo com o professor, os alunos aceitaram a proposta desde o início. “No começo, tiveram dificuldade em encontrar as habilidades para a montagem dos números do circo, porém, cada um correu atrás do seu talento, muitos ensaios aconteceram e, com sucesso, o “circo Cartola do André”, foi apresentado com excelência”, disse.
HISTÓRIA
O Circus Maximus era um local destinado ao lazer e entretenimento do povo romano, aconteciam espetáculos de palhaços, malabares, contorcionistas, engolidores de fogo, além de apresentações de eventos de jogos e corridas de cavalos.
Em sua origem, o circo estabelecia sua apresentação em um lugar fixo. Mais tarde, surgiram as companhias circenses, que se deslocavam de uma cidade para outra com espetáculos itinerantes.
“No século XVIII, o circo passa a apresentar uma estrutura em um picadeiro circular. No Brasil, esse estilo de circo geralmente é administrado por famílias e passado de geração a geração. Já o circo contemporâneo ou novo circo é caracterizado por grandes espetáculos ou shows”, destacou.
Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) apresentaram aos pais e professores o resultado do Projeto Lojinhas, desenvolvido na disciplina de Matemática, com o professor Vicente Carlos Martins.
Vinculado ao projeto, também teve a exposição de um álbum de fotografias, que foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História, Inglês e Literatura.
O Projeto Lojinhas foi retomado este ano no 1º trimestre. Nas aulas de Matemática, os alunos usaram de muita criatividade e negociação para a criação de suas Lojinhas e nelas simularam as negociações de compra e venda, contextualizando assim, todo o conteúdo que era ensinado em sala de aula.
“Isso tornou mais fácil a familiaridade com os termos da matemática financeira, como porcentagem, modalidades de vendas, preços de custo e de venda, descontos e juros. As Lojinhas propiciaram várias habilidades como o uso das planilhas Google que envolvem programação de fórmulas, o uso da calculadora em sala de aula e a mais importante delas, o trabalho em equipe”, explicou o professor Vicente Carlos Martins.
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
A construção de um álbum de fotografias também foi vinculado a esse projeto. Esse álbum foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História, Inglês e Literatura, concomitantemente, com a obra “Os meninos morenos” de Ziraldo.
Os alunos resgataram através de fotografias e relatos momentos inesquecíveis que fizeram parte da vida de cada um. Assim, o álbum transformou-se em um livro de memórias trazendo um pouquinho da história, da família e dos afetos que se constroem, dia após dia, ao longo da vida. Os pais dos alunos tiveram a oportunidade de comprá-lo no encerramento do projeto.
Projeto Lojinhas ensina matemática financeira de forma lúdica aos alunos do 6º ano
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II visitaram, em 1º de novembro, a empresa Água Serra da Mantiqueira no município de Delfim Moreira. A atividade é um desdobramento do que as turmas estudaram na disciplina de Geografia, com o professor Clóvis José Fernandes.
O grupo foi acompanhado pela coordenadora pedagógica do segmento, Andrea Rodrigues Fortes Ribeiro, e pelo professor Marcelo Calderaro.
“O objetivo do estudo é analisar a importância dos recursos hídricos, discutindo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água”, explicou Clóvis Fernandes.
Durante a visita, os alunos conheceram o laboratório de análise, o sistema de engarrafamento, o armazenamento e como é feita a distribuição da água. Receberam também orientações sobre as certificações e autorizações necessárias para que a empresa funcione.
Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira