Loader Image

NOTÍCIAS

Turmas do 2º ano trocam cartões no início do semestre letivo

Um divertido correio da amizade marcou o início do segundo semestre letivo dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F21), da professora Vanessa Maduro de Almeida Dalla Rosa. A atividade teve apoio de Juliana Silva, da Biblioteca do Curso G9.

 

“Primeiro, os alunos foram convidados a confeccionar um cartão com um desenho do que mais gostaram de fazer nas férias de julho”, explicou Juliana Silva.

 

Depois, foi realizado um amigo oculto, momento em que os alunos puderam trocar os cartões, dividindo com o grupo um momento especial vivido durante o período de descanso do recesso escolar.

 

Para Juliana Silva, a atividade foi muito interessante e proveitosa porque puderam trabalhar com os alunos temas como socialização, leitura, escrita e a oralidade da turma.

Leia Mais
...
06 de agosto de 2022

Turmas do 2º ano trocam cartões no início do semestre letivo

Alunos participam da OBA 2022 e constroem foguete para MBFOG

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio realizaram as provas da edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a primeira totalmente presencial desde o início da pandemia. No total, foram 81 participantes.

 

“O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação cidadã dos alunos e, ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia, respeito e trabalho em equipe”, explica o professor de Matemática, Mateus Francisco. Ao lado do professor Vicente Carlos Martins, coordena o Clube de Ciências do Curso G9.

 

A OBA, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), é dividida em quatro níveis: os três primeiros são para alunos do Ensino Fundamental e o quarto para os estudante do Ensino Médio. A prova é composta por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

 

O Curso G9 tem tradição em olimpíadas escolares, como na OBA. Na edição de 2021, os alunos conquistaram 23 medalhas, sendo 13 são de ouro, 8 de prata e 2 de bronze; na edição de 2020, foram cinco medalhas de ouro, nove de prata e uma de bronze.

 

MBFOG

Três alunos da 2ª série do Ensino Médio, todos da turma M22, participam da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar foguetes. São eles: Caio Christopher Fernandes Ribeiro, Daniel Gonçalves Ribeiro e Guilherme Oliveira Masseli. Eles construíram o foguete e já começaram a fase de testes.

 

“O foguete tem como propulsão a ejeção da mistura do vinagre e do bicarbonato de sódio pelo gás gerado pelo contato destas duas substâncias. O foguete com motor de propelente sólido tem como propulsão a ejeção dos gases resultantes da queima do propelente, em alta velocidade”, explicou o professor Mateus.

 

O aluno Vinicius Moreira Campos conquistou, em 2020, uma medalha de ouro na MBFOG. Na época, ele estava na 1ª série do Ensino Médio.

Leia Mais
...
25 de maio de 2022

Alunos participam da OBA 2022 e constroem foguete para MBFOG

Alunos do 8º aprendem a fazer câmera escura em aula de fotografia

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II do Curso G9 construíram uma câmara escura e puderam fazer uso do experimento durante aula de Arte, com o professor André Felipe de Oliveira Andrade. A parte prática aconteceu na área verde do colégio.

 

“Embora a maioria de nós tire muitas fotos, nem sempre sabemos analisar o que torna uma fotografia realmente boa. Foi isso que nos motivou a querer saber mais sobre essa arte”, explicou. A atividade foi realizadas com as turmas F81 e F82 e teve como mote a seguinte pergunta: Você gosta de tirar fotografias?

 

André Andrade contou que, durante a aula, os alunos puderam aprender um pouco da história da fotografia e algumas teorias sobre essa linguagem tão presente no cotidiano. “Aprendemos que a câmara escura, muito utilizada pelos artistas renascentistas, foi um equipamento que tornou a invenção da câmera fotográfica possível”, destacou. Por meio dela, disse professor, os artistas observavam a cena que gostariam de pintar projetada no fundo da caixa, porém a imagem era invertida.

 

Depois da parte teórica, cada aluno teve a oportunidade de construir e testar a sua própria câmera escura.

Leia Mais
...
19 de maio de 2022

Alunos do 8º aprendem a fazer câmera escura em aula de fotografia

Feira tem como tema o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Alunos da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio já começaram as pesquisas para a Feira do Conhecimento 2022, que terá como tema o centenário da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922.

 

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (EF I) o trabalho de sensibilização para Feira acontece, desde março,  por meio de atividades desenvolvidas em sala de aula, na biblioteca e no pátio do Curso G9. Foram feitas apresentações musicais, encenações teatrais e oficinas de desenhos e pinturas.

 

No Ensino Fundamental I, réplicas das principais obras dos artistas modernistas, como o Abaporu, da pintora Tarsila do Amaral, foram expostas no “museu a céu aberto”, criado no pátio interno do colégio. Como em um museu, os alunos do 1º ao 5º ano puderam passear e conhecer mais, com apoio de um guia-professor, sobre as principais obras dos artistas da Semana de 1922.

 

No Ensino Fundamental II, os alunos do 7º ano foram convidados a conhecer o tema da Feira por meio de uma apresentação feita pelas professoras Bruna Xavier Medeiros, Cláudia Fortes de Souza e Tamara Moraes Amorim. “Para aproximá-los desse assunto, fomos caracterizadas, até com a ‘presença’ da pintora Tarsila do Amaral, representada pela professora Bruna; os alunos conheceram uma das manifestações mais interessantes e polêmicas de nossa história cultural”, disse Cláudia Fortes.

 

As turmas do 8º ano (Turma F81 e F82) participaram de uma apresentação com o tema “Reflexos da Semana da Arte Moderna de 1922 até os dias atuais e perspectivas futuras”. “A condução das atividades surpreendeu a todos com músicas e telas bastante conhecidas”, disse a professora Eloiza Montanari. Também participaram da atividade os professores Glauber Luz, André Andrade e Alex Souza.

 

Já os alunos do 9º ano (Turmas F91 e F92) participaram de uma palestra sobre a Semana de Arte Moderna com a professora Giuliana Capistrano Mendes de Andrade, do Curso de Letras da Fepi. Os coordenadores das pesquisas das turmas são os professores Marco Antônio, Silvânia Maria Pereira e Valência Conti.

Leia Mais
...
25 de abril de 2022

Feira tem como tema o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Artes visuais é tema de encontro de alunos com o artista Leonardo Bueno

Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético é uma das habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.

 

Para cumprir tal objetivo, a professora de Arte do 5º ano do Ensino Fundamental I, Ludmila Silva Grassi, propôs aos alunos uma pesquisa sobre uma obra de arte do ano de seu nascimento. Foi a partir dessa proposta que a aluna Maria Luísa Brites (Turma F51) convidou para vir à escola o artista plástico Leonardo Bueno para participar de um bate-papo com a turma.

 

Durante a entrevista, os alunos puderam falar sobre a criatividade, sobre o momento de criação e conheceram algumas obras criadas por Leonardo.

 

“A conversa sobre o sonho de cada um foi o ponto alto da entrevista”, destaca a a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira. 

Leia Mais
...
19 de abril de 2022

Artes visuais é tema de encontro de alunos com o artista Leonardo Bueno

Alunos do 2º trabalham diversidade e fazem autorretrato

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F21), da professora Vanessa Maduro de Almeida Dalla Rosa, criaram um autorretrato, identificando suas características e comparando com os trabalhos feitos pelos colegas.

 

O desenho foi a culminância de um trabalho que começou após ouvirem a história “Diversidade”, de Tatiana Belinky. Depois, em uma roda de conversas, nomearam algumas diferenças entre as pessoas. Também identificaram as rimas citadas na história e, em seguida, partiram para o autorretrato.

 

“A atividade foi muito interessante porque os alunos chegaram à conclusão de que as diferenças não devem ser motivos de preconceito entre as pessoas”, explicou a professora. “Trabalhamos a diversidade, mostrando o quanto seria chato e sem graça se todas as pessoas fossem iguais fisicamente ou se gostassem das mesmas coisas”, completou.

Leia Mais
...
15 de abril de 2022

Alunos do 2º trabalham diversidade e fazem autorretrato

Turmas do 5º ano montam planetário com kit Lego

Com o objetivo de observar os movimentos dos astros no sistema solar, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I realizaram a montagem "Planetário", usando a ferramenta Lego. Na atividade, mediada pela professora Camila Pereira, puderam simular os movimentos de rotação da Terra, revolução da Lua e translação em torno do Sol.

 

Para melhor entendimento, a partir de imagens e vídeos de suas próprias montagens, apresentaram aos familiares esses movimentos, nomeando e identificando cada um deles.

 

“Durante a aula, os estudantes se dedicaram, venceram desafios impostos pela montagem e puderam compreender o funcionamento do modelo que, com o uso das engrenagens, conseguiram simular tais movimentos”, explicou Camila Pereira.

Leia Mais
...
07 de abril de 2022

Turmas do 5º ano montam planetário com kit Lego

Alunos participam do Concurso Canguru de Matemática

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I (EF I) até a 3ª série do Ensino Médio (EM) participaram da Concurso Canguru de Matemática, a maior competição escolar da disciplina no mundo. As provas foram realizadas em 18 de março, no Curso G9.

 

A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).

 

Os objetivos do Concurso Canguru são: ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

 

A olimpíada está dividida em seis níveis: Nível P (Pre Ecolier)  – alunos do 3º e 4º anos do EF I; Nível E (Ecolier) – alunos do 5º e 6º anos do EF I e Ensino Fundamental II (EF II), respectivamente; Nível B (Benjamin) – alunos do 7º e 8º anos do EF II; Nível C (Cadet) – alunos do 9º ano do EF II; Nível J (Júnior) – alunos da 1ª e 2ª séries do EM; e Nível S (Student) – alunos da 3ª série do EM.

Leia Mais
...
25 de março de 2022

Alunos participam do Concurso Canguru de Matemática

Alunos do 9º usam elementos do Hip-Hop em trabalho de Arte

Os elementos do Hip-Hop foram a base para um trabalho de Arte, proposto pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F91 e F92).

 

“Os alunos foram divididos em equipes para trabalhar o tema ‘Problemas Sociais’ a partir dos elementos do Hip-Hop. Cada grupo escolheu um dos elementos, o que tornou a aula mais interessante. Tivemos apresentações de Rap, Break Dance e Grafite”, explicou o professor.

 

O Hip-Hop surgiu como um movimento artístico presente em diversas linguagens. “Suas raízes estão nas comunidades africanas e latinas dos Estados Unidos, que o transformaram em um comportamento, uma cultura”, ressalta.

 

Ao se espalhar pelo mundo, lembra o professor, o Hip-Hop se desenvolveu com características diversas, pois absorveu muito da cultura local de cada país ou região.

Leia Mais
...
07 de março de 2022

Alunos do 9º usam elementos do Hip-Hop em trabalho de Arte

Turmas do 6º iniciam aulas Lego com programação de robô

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) tiveram a primeira aula de robótica do ano letivo 2022 com o EV3: eles montaram e programaram um robô chamado Entregador, sob a mediação do professor Vicente Carlos Martins.

 

“Primeiro, os alunos foram divididos em grupos e receberam, como primeira atividade, as revistas Lego para leitura do desafio. Em seguida, cada equipe acionou, nos tabletes, o aplicativo Mundo Z para executar o passo a passo da montagem e, nos computadores, o software Lego MindStorm, para a programação”, explicou o professor.

 

A cada momento, Vicente Martins convidava um representante de cada grupo para aprender a programar e, em seguida, repassar a programação aos demais membros da equipe. Uma vez montado e programado o robô, o professor ensinou como seriam as missões, que era levar alimentos a determinados animais de um suposto zoológico.

 

“Os grupos cumpriram os desafios, incrementaram a programação com buzinas e fizeram uma divertida competição entre eles para ver qual robô entregava o alimento e voltava o mais rápido para a sua base”, ressalta o professor.

 

Saiba mais sobre a parceria do Curso G9 com a Education For Life, empresa representante da Lego no país no link: https://curso-g9.com.br/zoom

 

Leia Mais
...
21 de fevereiro de 2022

Turmas do 6º iniciam aulas Lego com programação de robô

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Ensino Fundamental I

O Curso G9 adotará, a partir do ano letivo de 2022, o Geekie One para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O material pedagógico já é utilizado, com sucesso, pelos alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e do Pré-vestibular, desde 2020.

 

De acordo com a parceria para o Ensino Fundamental I, o material didático principal será impresso, alinhado às demandas educacionais dessa faixa etária. Já a plataforma digital será utilizada em atividades complementares e de aprofundamento, sempre com a mediação dos professores, enriquecendo as opções de ensino e dando mais significado ao processo de aprendizagem, pois amplia as possibilidades de exploração, contextualização e diferenciação.

 

A proposta do Geekie One é oferecer um processo educativo com uso fluido e orgânico de materiais analógicos [impressos] e digitais, tal como ocorre no mundo real, explorando o melhor que cada um tem a oferecer, permitindo que, de fato, um ensino híbrido aconteça.

 

No Geekie One, os conteúdos do Ensino Fundamental I estão organizados em capítulos e subdivididos em missões com possibilidades de escolhas — tanto para o professor quanto para a turma — a partir de conteúdos lúdicos e sugestões de atividades e exercícios para praticar. Toda a proposta pedagógica contida no material foi construída à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando sempre o desenvolvimento de habilidades e competências.

 

Em busca de um processo educativo mais ativo e centrado no estudante, o Geekie One oferece também a Estação One: um conjunto de projetos desafiadores, interdisciplinares e com problemáticas atuais, que trazem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

 

Um dos grandes diferenciais da proposta do Geekie One para esse segmento é o portfólio digital que a plataforma traz para registrar as atividades das crianças.

 

O portfólio traz um registro completo de toda a produção do estudante, permitindo que ele se expresse de formas variadas e por mídias diferentes. Isso contempla diversos estilos de aprendizagem e diferentes estágios de desenvolvimento. O portfólio do Geekie One provoca um olhar diferenciado para a avaliação ao se distanciar da noção comum de um processo fim e acentua seu papel como um desenvolvimento constante, permitindo um acompanhamento da jornada de aprendizagem do aluno que fica disponível para a escola, para o aluno e para a família.

 

OUTROS DIFERENCIAIS

Os alunos  do Ensino Fundamental também terão à disposição as ferramentas do Google for Education, que permitem trabalhar em tempo real em documentos, planilhas, apresentações, sites, mapas, formulários e muitas outras ferramentas, acessíveis a qualquer computador ou celular.

 

A imersão na língua inglesa acontece por meio do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. Os alunos têm contato diário com o inglês, em cinco aulas semanais.

 

As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral dos alunos. Aprender a fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. O material utilizado é da Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no Brasil.

Leia Mais
...
05 de janeiro de 2022

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Ensino Fundamental I

Alunos do 7º ano conversam com especialista em aves

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II encerram as atividades do Projeto Interdisciplinar com a visita do ornitólogo Bruno Rennó, biólogo especialista em aves. Depois do bate-papo, na Sala de Arte, as turmas saíram para observação das aves na área verde do Curso FG9.

 

“Além de trazer todos o seu conhecimento sobre as aves e seus ancestrais, Bruno conversou com os estudantes sobre a prática de ‘passarinhar’. Ele citou diversos exemplos de pessoas interessadas em aumentar sua lista de aves vistas e ouvidas em seu meio natural, mas deixou bem claro: a arte de observar pássaros requer paciência e perseverança”, explicou a professora Camila Aparecida dos Santos Pereira.

 

O projeto interdisciplinar, realizado durante o ano letivo, desenvolveu diversas atividades nas disciplinas de Ciências, Geografia, Inglês, Língua Portuguesa e História. O ponto de partida foi a leitura do livro “Espia das Montanhas”, de Ana Carolina Neves, que conversou com os alunos em um encontro virtual em abril deste ano.

Leia Mais
...
13 de dezembro de 2021

Alunos do 7º ano conversam com especialista em aves

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental I (Turma F71) tiveram uma aula Lego com os professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz, com um objetivo específico: avaliar o impacto da iluminação no conforto térmico de um ambiente. Foi proposto que eles construíssem a casa e o sistema de iluminação, utilizando os kits apropriados para a atividade.

 

Com o projeto de cada equipe montado, fez-se a medição de temperatura do ambiente utilizando uma lâmpada comum e, depois, uma lâmpada de LED. “Eles perceberam que houve diferença de temperatura e, a partir daí, cada equipe elegeu qual delas proporcionaria o melhor conforto térmico”, explicou Glauber Luz.

 

De acordo com o professor, no caso em que os alunos classificaram como um caso de menor conforto térmico, cada grupo propôs uma adequação ao projeto, de modo a resolver o problema.

 

“Durante essa atividade, levamos os alunos a refletir sobre o que causa a diferença na temperatura ao usar os dois tipos de lâmpada; assim, puderam compreender um pouco mais o conceito de transformação e dissipação de energia”, completou.

 

LEGO

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

Clique e veja atividades na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Leia Mais
...
01 de dezembro de 2021

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F21 e F22), das professoras Luciana Guedes de Souza Teodoro e Vanessa Maduro Dalla Rosa, usaram o robô MatataLab durante aulas Lego. Eles até promoveram um jogo de futebol com os robôs.

 

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

No Ensino Fundamental II, por exemplo, as turmas do 6º ao 9º ano participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego: montaram o robô entregador, o robô equilibrista e o robô girassol.

 

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental I no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-1 

Leia Mais
...
26 de novembro de 2021

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 7º ano participam de bate-papo sobre adolescência

A psicóloga Raquel Spressola participou de um bate-papo com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.

 

Na pauta, a transição da infância para a adolescência e, consequentemente, os conflitos, os desafios, as curiosidades sobre a sexualidade e as dúvidas inerentes a essa fase da vida.

 

Participaram do encontro a coordenadora e a assistente pedagógica, Sheila Bourdon e Isabela Muzzo, respectivamente, e o professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz.

 

A conversa foi muito boa e produtiva porque essa é uma fase na qual os alunos têm mais perguntas do que respostas. Nesse sentido, conversas com uma profissional da área ajuda a entender melhor a si e sua relação com o outro.

 

 

Leia Mais
...
22 de novembro de 2021

Alunos do 7º ano participam de bate-papo sobre adolescência

Turmas do 6º ano criam tabuleiro em aula de Português

 

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II criaram e confeccionaram um jogo de tabuleiro com materiais reciclados na aula de Língua Portuguesa, da professora Cláudia Ribeiro Fortes de Souza.

 

O objetivo da atividade foi colocar em prática o que aprenderam sobre texto injuntivo ou instrucional – um tipo de texto que visa explicar algo ou descrever o método (ou maneira) para conseguir realizar uma determinada ação.

 

“Durante a confecção do tabuleiro, eles perceberam que as regras são igualmente importantes, pois permitem que todos tenham as mesmas chances no jogo”, explicou a professora. “Segui-las é fundamental para que o jogo aconteça”, completou Cláudia Fortes.

 

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Ensino Fundamental II no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-2

Leia Mais
...
19 de novembro de 2021

Turmas do 6º ano criam tabuleiro em aula de Português

TOPO