A equipe do Curso G9 foi destaque no II Festival de Xadrez Escolar de Santos, realizado na cidade de Santos, litoral de São Paulo, nos dias 16 e 17 de agosto. Todos os cinco atletas subiram ao pódio: a aluna Giovanna Almeida foi campeã Geral da Categoria Sub 11. O evento foi realizado pela Liga Santista de Xadrez em parceria com o Chess Xadrez Ajedrez.
“Os resultados foram excelentes e um ótimo treinamento para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, que acontece em setembro. Isso porque este ano o Festival de Santos foi oficializado pela Confederação Brasileira de Xadrez e seguiu os mesmo moldes do Brasileiro Escolar, o que favoreceu aos atletas que vão disputar a principal competição escolar do país”, explicou o professor de Xadrez, Toninho Martins.
Confira a classificação dos atletas do Curso G9:
Giovanna Almeida – Campeã Geral Sub 11Iago Alkmin – Vice-campeão Geral Sub 07Isabella Gorrão – Vice-campeã feminino Sub 09Enzo de Almeida – Vice-campeão Geral Sub 15Pamella Sabrine – 3ª colocada Sub 17 Feminino
POUSO ALEGE
A atleta do Curso G9, Júnia Neves de Araújo, foi campeã da Categoria Sub-11 Feminino do Campeonato Municipal de Pouso Alegre, realizado no sábado, 16 de agosto. Ela também conquistou o 3º lugar Geral Feminino. O torneio reuniu 50 atletas.
A equipe de Xadrez do Curso G9 conquistou uma série de prêmios este ano, como nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), no Festival Internacional de Xadrez, realizado em São José dos Campos (SP), e Circuito Santarritense de Xadrez, entre outros.
Equipe do G9 brilha em torneios de Xadrez em Santos e Pouso Alegre
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Curso G9 embarcaram numa viagem pelo conhecimento no Museu WEG Itinerante, uma exposição interativa e educativa sobre ciência, tecnologia e energia. Instalado no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera, a visitação esteve aberta aos alunos e interessados entre os dias 09 e 14 de agosto. Itajubá foi uma das duas únicas cidades do Brasil a receber a exposição.
Acompanhados pelos professores e coordenação pedagógica, os alunos exploraram, de forma interativa e divertida, temas como energia, tecnologia e inovação. “Foi uma experiência imersiva que despertou a curiosidade, incentivou o pensamento científico e mostrou como a ciência transforma o mundo”, disse o professor Mateus Francisco, que acompanhou os alunos do itinerário Laboratório STEAM do Curso G9 ao museu itinerante.
No Museu Itinerante WEG o aluno teve a possibilidade de conhecer desde os processos geradores de energia até suas aplicações no cotidiano. Compreender os fenômenos e a forma como nossa sociedade se apropria deles, propicia entender a complexidade das operações envolvidas no simples ato de acender uma lâmpada.
A WEG faz parte da história da energia elétrica no Brasil e no mundo. A eletricidade é a base de todos os processos e soluções da companhia, que hoje ocupa posição de destaque mundial na fabricação de motores, geradores e transformadores.
Alunos visitam Museu WEG Itinerante, no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera
Atletas do Curso G9 se destacaram no Circuito Santarritense de Xadrez, realizado em Santa Rita do Sapucaí, em 9 de agosto, no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), um dos apoiadores do evento esportivo, juntamente com a Prefeitura daquele município.
O torneio contou com a participação de atletas de várias cidades da região, como Wenceslau Braz, Pouso Alegre, Itajubá, Machado, São Thomé das Letras, Três Corações, Jesuânia e Varginha, além da equipe de Santa Rita.
Confira a classificação da equipe do G9:
Júlia Neves de Araújo – Campeã Feminino GeralIago Alkmin dos Santos – Campeão Sub 07 MasculinoManuela Pereira Gramani Haddad – Campeã Sub 07 FemininoPamella Sabrine Dias dos Santos – Campeã Sub 17 FemininoSamuel Pereira Gramado Haddad – Vice-campeão Sub 07 Masculino
A equipe de Xadrez do Curso G9 encerrou sua participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2025 entre as 10 melhores escolas do Estado nas duas categorias que disputou: Módulo I e Módulo II. Leia mais aqui.
Atletas do Curso G9 são destaque no Circuito Santarritense de Xadrez
A equipe de Xadrez do Curso G9 encerrou sua participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2025 entre as 10 melhores escolas do Estado nas duas categorias que disputou: Módulo I e Módulo II. A competição reúne escolas públicas e privadas de Minas. A Fase Estadual aconteceu em Pará de Minas.
João Vitor de O. M. Pedrosa, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II, conquistou a 6° colocação no Módulo I Masculino, e Enzo de Almeida, do 1° ano do Ensino Médio, terminou na 7° colocação no Módulo II Masculino. Ambos terminaram a competição com 4 vitórias em seis jogos.
Vale lembrar que ambos conquistaram a vaga para a etapa estadual pelo ótimo desempenho na Fase Regional, que aconteceu em junho, em Itajubá: Enzo de Almeida foi vice-campeonato no Módulo II e João Vitor Pedrosa obteve o 3° lugar no Módulo I. Leia mais neste link.
“Trata-se de dois excelentes resultados, uma vez que os dois atletas são estreantes nessas categorias. A tendência para os próximos anos é que eles cheguem mais fortes para a conquista de medalhas”, destacou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Equipe de Xadrez do Curso G9 é top 10 em Minas Gerais
Atletas do Curso G9 brilharam no Festival Internacional de Xadrez, realizado no sábado, 2 de agosto, em São José dos Campos (SP): o colégio conquistou dois títulos e um vice-campeonato. O evento, que reuniu mais de 140 atletas, contou com a presença do Grande Mestre Rafael Leitão, número 1 do Brasil.
A equipe do G9 integrou a delegação itajubense, que contou com sete atletas: no total, Itajubá conquistou quatro títulos, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.
“Parabéns a todos os atletas, em especial os alunos do Curso G9, pela excelente performance e por representarem tão bem nosso colégio e a cidade”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Confira os destaques do Curso G9:
Enzo de Almeida – Campeão Sub-16 MasculinoGiovanna Almeida – Campeã Sub-10 FemininoIago Alkmin – Vice-campeão Sub-08 Masculino
Nesta segunda-feira, 04 de agosto, dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) embarcaram para disputar a Fase Estadual, São eles: Enzo de Almeida, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II Masculino, e João Vitor de O. M. Pedrosa, que obteve o 3° lugar no Módulo I Masculino.
Atletas do Curso G9 brilham no Festival Internacional de Xadrez
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F22), da professora Vanessa Maduro de Almeida Dalla Rosa, estudaram a vida e os ensinamentos de Ailton Krenak, importante líder indígena que ensina a respeitar a Terra como um ser vivo e a valorizar os conhecimentos ancestrais.
O trabalho integra a pesquisa para a Feira do Conhecimento 2025, que tem como tema geral “Atitudes para renovar o mundo”. O subtema do 2º ano é “Mãos que transformam”.
Logo depois, a turma aprendeu sobrem o urucum, semente que pode ser utilizado como alimento, remédio natural e também como tinta, sendo amplamente usado pelos povos indígenas para pinturas corporais, rituais e arte. Após o estudo, os alunos produziram tinta e criaram desenhos autorais, expressando suas ideias, cores e sentimentos a partir do que aprenderam.
“Foi uma aula viva, cheia de cor, significado e conexão com a cultura dos povos originários, nos ensinando a enxergar a natureza como parte de quem somos”, explicou a professora.
Turma 2º ano: explorando a cultura indígena: lições de Ailton Krenak e a arte com urucum
A equipe de Basquete 3x3 do Curso G9 foi vice-campeã do Módulo I da Fase Regional Sul e está classificada para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O time, treinado pelo professor Mateus Maciel Silva, é formado pelas alunas Maria Luiza Camargo Ferreira, Livia Cogdinole Dias, Laura de Almeida Santos e Ana Júlia Matos Fernandes.
Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo José Martins Filho – Santo Agostinho. Itajubá sedia a Etapa Regional dos jogos, que reúne em torno de três mil atletas de várias cidades do Sul de Minas.
O JEMG é o maior programa esportivo-social do país. É uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
O Basquete 3x3 é uma variação do basquete jogado em três contra três, com uma tabela e em uma configuração de meia quadra. Esse formato de jogo de basquete está atualmente sendo promovido e estruturado pela FIBA , o órgão regulador do esporte.
Equipe feminina de Basquete 3x3 é vice-campeã e está na Etapa Estadual do JEMG 2025
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são alunos do Curso G9. São eles: Enzo de Almeida, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II Masculino, e João Vitor de O. M. Pedrosa, que obteve o 3° lugar no Módulo I Masculino. As partidas de Xadrez da Etapa Regional Sul foram realizadas nos dias 24 e 25 de junho no Teatro Municipal Christiane Riera, em Itajubá.
“Tivemos um ótimo desempenho, o que contribuiu para Itajubá ser a cidade com o maior número de atletas classificados para etapa estadual do xadrez. Destaque também para a atleta Letícia Gonçalves, que teve uma boa participação na sua estreia no JEMG, alcançando a fase regional e finalizando sua participação na 30ª colocação”, explicou professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
O Curso G9 tem tradição em bons resultados nos torneios e competições estaduais e nacionais de Xadrez. No ano passado, conquistou medalhas de ouro e prata na Fase Estadual do JEMG, competição que reúne escolas públicas e particulares de Minas Gerais.
O resultado final da modalidade, por município, é o seguinte: Itajubá na liderança, com a classificação de três atletas; Conceição do Rio Verde, Caxambu e Guaranésia, com dois atletas cada; e Pouso Alegre, Marmelópolis, Três Corações, Piumhi, Muzambinho e Passos, que contam com um atleta cada.
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez do JEMG 2025 são alunos do Curso G9
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne escolas públicas e privadas brasileiras. A prova, realizada em 3 de junho, reuniu 115 alunos do Curso G9. A segunda etapa acontecerá em 25 de outubro.
A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do estudo da matemática e na identificação de talentos na área. Com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática, a OBMEP tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, oferecendo material didático de qualidade para um maior número de alunos brasileiros.
A OBMEP também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ao proporcionar oportunidades educacionais para alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos, a olimpíada contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm acesso ao conhecimento e às oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I tiveram uma saborosa aula de culinária na disciplina de Inglês, com a professora Thaís Ribeiro. Eles aproveitaram os verbos de culinária que estavam aprendendo no livro e colocaram tudo em prática, fazendo uma deliciosa pizza.
“As turmas seguiram a receita em inglês, falaram os verbos enquanto preparavam os ingredientes e, claro, se divertiram muito. Foi uma forma leve e gostosa de aprender”, explicou a professora.
A imersão na língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças.
Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de mundo.
Saiba mais nestelink.
Aula de culinária em inglês: aprendendo com diversão e sabor
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) viveram um momento especial: enterraram uma cápsula do tempo na área verde do Curso G9, próximo às quadras de areia do colégio. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 30 de maio.
Esse projeto foi desenvolvido ao longo das aulas de Língua Inglesa, com a professora Daniele Faria, com foco no tema “Then and now” (“Antes e agora” – Passado e presente).
Durante as aulas, os alunos refletiram sobre suas preferências atuais: músicas, jogos, objetos, e registraram tudo em inglês, criando um verdadeiro retrato de quem eles são em 2025. Para finalizar, cada item foi descrito oralmente em inglês no momento da colocação na cápsula, e eles escreveram cartas para quem for abrir esse tesouro… daqui a 3 anos!
“Mais do que uma atividade, foi uma viagem no tempo recheada de significado e aprendizagem! Agora, é só esperar até 2028 para relembrar tudo isso”, explicou a professora Daniele Faria.
Uma viagem no tempo: alunos enterram cápsula do tempo no Curso G9
Alunos do 8º ano (Turma F82) do Ensino Fundamental II durante aula Lego, com a professora Tamara Moraes Amorim: a atividade focou na programação de como utilizar em conjunto os sensores de toque e ultrassônico, e os dois tipos de motores, bem como a movimentação do robô em diversas direções.
A turma explorou a programação de robôs com garras e teve, como missão, programá-los robô para identificar, capturar, mover e soltar objetos com precisão, utilizando sensores e ajustando os movimentos da garra. Em seguida participaram de uma corrida carregando objetos.
O Curso G9 usa a metodologia, que inclui o material Lego, em seu planejamento pedagógico desde 2011. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a EducationFor Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.
Programação de robôs com sensores e motores na aula de Lego do Curso G9
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da primeira fase da Olimpíada de Português (OP), idealizada por um grupo de professores e estudiosos de várias partes do Brasil.
O objetivo da competição é fomentar o bom uso da Língua Portuguesa entre os alunos do Ensino Básico, apresentando desafios que estimulam a interpretação de texto, o conhecimento da temática gramatical e o raciocínio linguístico, e despertar o interesse literário dos estudantes, fomentando a leitura de clássicos da nossa literatura.
A competição acontece em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva, de múltipla escolha; a segunda é na forma de uma prova mista, constituída de questões de somatório e discursivas. Possui três categorias: Categoria A, para estudantes do Ensino Médio; Categoria B, destinada a alunos do 8º e do 9º ano; e Categoria C, do 6º e do 7º ano. Nas fotos, alunos do 9º ano.
Alunos do Fundamental II e Ensino Médio participam da Olimpíada de Português
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da 28ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece anualmente em escolas da rede pública e privada de todo o Brasil. A prova, realizada em 16 de maio, reuniu 137 alunos do Curso G9. No ano passado, alunos do Curso G9 conquistaram 19 medalhas
A OBA é um programa permanente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de estimular o interesse pela astronomia e astronáutica entre jovens estudantes, promovendo a educação científica e a formação de futuros profissionais da área.
A OBA também visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, envolvendo alunos, professores, coordenadores, diretores, pais, escolas, planetários.
Alunos do Curso G9 realizam prova da OBA 2025
Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais na edição 2025 da FENAC – Festival Nacional da Criança, organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (Xadrez). A competição foi realizada em Teresinha, capital do Piauí, de 30 de abril a 04 de maio.Giovanna Almeida Magalhães venceu a modalidade Blitz da competição, o único título que faltava na sua galeria de agora oito conquistas nacionais. Júlia Neves de Araújo conquistou invicta a modalidade Clássica do Sub 10 Feminino, tornando-se bicampeã brasileira de xadrez, e sendo a única atleta da categoria a se tornar representante oficial do Brasil no Mundial, Pan-americano e Sul-americano de xadrez.“Essa conquista é o reflexo de todo o esforço, disciplina e talento que Giovanna demonstra diariamente em seus treinamentos. Em 2023, ela já havia conquistado os títulos nas modalidades Rápida e Clássica”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins. O oitavo título nacional de Giovana Almeida veio após uma performance impressionante e invicta, com quatro vitórias e dois empates em seis partidas.“Estou muito orgulhosa de tudo o que ela conquistou até aqui e animada para ver onde seu talento pode levá-la", disse a mãe de Júlia, Camila de Fátima Neves Araújo. "Ela teve um desempenho impressionante porque é um campeonato de nível técnico altíssimo. Sua dedicação e talento fizeram a diferença!" completou.Para o professor do Curso G9, Toninho Martins, “a atleta Júlia Neves de Araújo também fez bonito na competição e conquistou o título na modalidade Clássica de sua categoria”. Na modalidade Blitz, também teve um ótimo desempenho, ficando em 7º lugar, além do 4º lugar na modalidade Rápida.Toninho Martins disse que outra novidade é que Giovanna Almeida Magalhães fez sua estreia no Fenac Rápido Absoluto, no Sub 10, e garantiu o seu primeiro pódio, ficando em 9° lugar entre os mais de 30 meninos da categoria.Durante o encerramento do evento, Giovanna Almeida Magalhães recebeu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, uma medalha em homenagem por ser a única menina a disputar os torneios absolutos.
Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais de xadrez na edição 2025 da FENAC
Alunos do Turmas 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II visitaram, em 23 de abril, o projeto “Hangar 2º EIA”, sediado na cidade de Itajubá/Minas Gerais. O projeto é inspirado na história do 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA) com o objetivo de aproximar o mundo da aviação aos jovens em formação.
A proposta visa ampliar a divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) ao público de regiões mais distantes das unidades aéreas por meio da realização de uma visitação monitorada composta por uma série de dinâmicas. O projeto não possui fins lucrativos ou qualquer intenção de acúmulo de capital.
As visitações estão programadas para serem realizadas duas vezes ao ano, sendo organizadas semestralmente de acordo com o calendário escolar. Devido ao espaço disponível no local e por questões de segurança, o público é selecionado pelas escolas convidadas a participar do projeto.
Espaço do Hangar 2º EIA
A sede do projeto está localizada em um condomínio particular residencial no município de Itajubá, e é composta por um espaço de dois pavimentos com uma área total de 300 m² construídos. O térreo possui uma área social, sendo desenvolvido nesse espaço as dinâmicas com os simuladores de voo, generalidades da aviação e palestras. O primeiro andar conta com a área do hangar onde está localizada a aeronave e os demais ambientes que compõem as dinâmicas de apresentação.
Alunos do Ensino Fundamental II visitam Hangar 2º EIA