A equipe de Basquete 3x3 do Curso G9 foi vice-campeã do Módulo I da Fase Regional Sul e está classificada para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O time, treinado pelo professor Mateus Maciel Silva, é formado pelas alunas Maria Luiza Camargo Ferreira, Livia Cogdinole Dias, Laura de Almeida Santos e Ana Júlia Matos Fernandes.
Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo José Martins Filho – Santo Agostinho. Itajubá sedia a Etapa Regional dos jogos, que reúne em torno de três mil atletas de várias cidades do Sul de Minas.
O JEMG é o maior programa esportivo-social do país. É uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
O Basquete 3x3 é uma variação do basquete jogado em três contra três, com uma tabela e em uma configuração de meia quadra. Esse formato de jogo de basquete está atualmente sendo promovido e estruturado pela FIBA , o órgão regulador do esporte.
Equipe feminina de Basquete 3x3 é vice-campeã e está na Etapa Estadual do JEMG 2025
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são alunos do Curso G9. São eles: Enzo de Almeida, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II Masculino, e João Vitor de O. M. Pedrosa, que obteve o 3° lugar no Módulo I Masculino. As partidas de Xadrez da Etapa Regional Sul foram realizadas nos dias 24 e 25 de junho no Teatro Municipal Christiane Riera, em Itajubá.
“Tivemos um ótimo desempenho, o que contribuiu para Itajubá ser a cidade com o maior número de atletas classificados para etapa estadual do xadrez. Destaque também para a atleta Letícia Gonçalves, que teve uma boa participação na sua estreia no JEMG, alcançando a fase regional e finalizando sua participação na 30ª colocação”, explicou professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
O Curso G9 tem tradição em bons resultados nos torneios e competições estaduais e nacionais de Xadrez. No ano passado, conquistou medalhas de ouro e prata na Fase Estadual do JEMG, competição que reúne escolas públicas e particulares de Minas Gerais.
O resultado final da modalidade, por município, é o seguinte: Itajubá na liderança, com a classificação de três atletas; Conceição do Rio Verde, Caxambu e Guaranésia, com dois atletas cada; e Pouso Alegre, Marmelópolis, Três Corações, Piumhi, Muzambinho e Passos, que contam com um atleta cada.
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez do JEMG 2025 são alunos do Curso G9
O Curso G9 recebeu uma delegação do Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ), de 13 a 15 de junho, para uma Jornada Esportiva. O grupo era formado por 84 alunos do Ensino Médio e 13 profissionais, entre diretores, pessoal de administração e professores. Os visitantes foram recepcionados pela direção do G9, que cedeu as instalações para a estadia da delegação.
Durante a Jornada Esportiva, foram disputadas partidas nas modalidades Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de Praia, naipes feminino e masculino. As equipes do G9 foram comandadas pelos professores Alex Souza, Matheus Maciel e Valência Conti. Também houve momentos de brincadeiras e interação entre os alunos nas quadras e área verde do G9.
"A convivência entre os alunos dos dois colégios foi extremamente importante. Embora possa haver momentos de confronto e frustração, esses desafios são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes. A interação e o envolvimento entre os alunos promovem um ambiente educativo mais rico e colaborativo, onde todos podem aprender e crescer juntos", disse o diretor financeiro do Colégio Santa Angela, Jackson José Rennó Almeida.
Para retribuir a visita, o Colégio Santa Ângela convidou o G9 para uma nova jornada esportiva em Resende, em data a ser marcada.
Jornada Esportiva reúne equipes do Curso G9 e Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ)
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne escolas públicas e privadas brasileiras. A prova, realizada em 3 de junho, reuniu 115 alunos do Curso G9. A segunda etapa acontecerá em 25 de outubro.
A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do estudo da matemática e na identificação de talentos na área. Com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática, a OBMEP tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, oferecendo material didático de qualidade para um maior número de alunos brasileiros.
A OBMEP também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ao proporcionar oportunidades educacionais para alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos, a olimpíada contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm acesso ao conhecimento e às oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio apresentaram um trabalho interdisciplinar na área de Humanas e Arte no 1º trimestre de 2025. As disciplinas envolvidas foram História, Geografia, Sociologia/Filosofia e Artes. O tema do trabalho foi "Globalização" e o subtítulo "Conhecendo o mundo, antes que o mundo acabe". A apresentação foi realizada em 20 de maio, na sala PV.
Os objetivos do trabalho incluíram conceituar globalização, identificar as consequências da globalização no mundo, no Brasil e em Itajubá, e pesquisar sobre o passado de Itajubá em diferentes setores, estabelecendo comparações com o presente sob o ponto de vista da globalização.
Além disso, o trabalho visou avaliar o impacto da globalização na sociedade sob os aspectos positivos e negativos nas diferentes áreas, como econômica, social, saúde e esportiva, dentre outros. Concluir sobre as ações que devem ser tomadas para que a globalização seja positiva e não tire a identidade das diferentes culturas também foi um objetivo.
Por fim, o trabalho buscou desenvolver atitudes de respeito às culturas, de paz e bom convívio com as diferenças, e promover atividades de confraternização numa festa de nações com suas diferentes culturas.
Alunos do Ensino Médio apresentaram trabalho interdisciplinar sobre globalização
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da primeira fase da Olimpíada de Português (OP), idealizada por um grupo de professores e estudiosos de várias partes do Brasil.
O objetivo da competição é fomentar o bom uso da Língua Portuguesa entre os alunos do Ensino Básico, apresentando desafios que estimulam a interpretação de texto, o conhecimento da temática gramatical e o raciocínio linguístico, e despertar o interesse literário dos estudantes, fomentando a leitura de clássicos da nossa literatura.
A competição acontece em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva, de múltipla escolha; a segunda é na forma de uma prova mista, constituída de questões de somatório e discursivas. Possui três categorias: Categoria A, para estudantes do Ensino Médio; Categoria B, destinada a alunos do 8º e do 9º ano; e Categoria C, do 6º e do 7º ano. Nas fotos, alunos do 9º ano.
Alunos do Fundamental II e Ensino Médio participam da Olimpíada de Português
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da 28ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece anualmente em escolas da rede pública e privada de todo o Brasil. A prova, realizada em 16 de maio, reuniu 137 alunos do Curso G9. No ano passado, alunos do Curso G9 conquistaram 19 medalhas
A OBA é um programa permanente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de estimular o interesse pela astronomia e astronáutica entre jovens estudantes, promovendo a educação científica e a formação de futuros profissionais da área.
A OBA também visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, envolvendo alunos, professores, coordenadores, diretores, pais, escolas, planetários.
Alunos do Curso G9 realizam prova da OBA 2025
Alunos do 2º ano do Ensino Médio (Turmas M21 e M22) usaram o Espaço Ciências para uma aula prática de Química, com o professor Edson Gonçalves. A atividade teve apoio do professor Vicente Carlos Martins.O objetivo da aula foi investigar o pH de diferentes substâncias utilizando o repolho roxo como indicador ácido-base, relacionado a mudança de cor com a concentração dos íons H3O+ e OH- e visando ampliar o entendimento sobre os ácidos e as bases.“Observar a coloração da mistura ácido-base com o objetivo de compreender a importância das reações de neutralização ácido-base em nosso dia a dia sendo vitais para o funcionamento do nosso organismo, e também, condicionar o ambiente e as atividades agrícolas”, explicou Edson Gonçalves.
Turmas do 2º ano usam o Espaço Ciências para aula prática de Química
A diretora pedagógica, Maria Aparecida Fernandes, fez a acolhida e conversou com os alunos do Ensino Fundamental II (EF II) e do Ensino Médio (EM) sobre a proposta pedagógica para o ano letivo 2025. Também participaram dos encontros o diretor de Planejamento, Giovanni Henrique Faria Floriano, o vice-diretor pedagógico, José Renato Silva, e as coordenadoras pedagógicas Andréia Rodrigues (EF II) e Marcia Gil de Souza (EM)Um dos assuntos em pauta foi a lei federal nº 15.100/25, que estabelece restrições ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos, com o objetivo de proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. Leia mais sobre o assunto neste link.A equipe do Espaço ConViver, o restaurante da comunidade escolar do Curso G9, também apresentou as novidades para 2025, como mudanças no cardápio self-service e no prato executivo.
Direção Pedagógica apresenta proposta para ano letivo 2025
A nova legislação nacional, Lei Nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025, que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escolares, já está em vigor. A lei estabelece restrições ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos, com o objetivo de proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. O uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula será permitido exclusivamente para atividades pedagógicas planejadas e orientadas por profissionais da educação. Além disso, a lei garante o uso de dispositivos para assegurar a acessibilidade, a inclusão e a saúde dos estudantes.Confira abaixo o Comunicado da direção do Curso G9 sobre os procedimentos que serão adotados no colégio:Senhores pais ou responsável, Sejam todos bem-vindos ao ano letivo de 2025. Para bem iniciarmos o ano letivo, gostaríamos de apresentar-lhes nossos procedimentos a respeito da nova legislação nacional sobre o uso de dispositivos eletrônicos – Lei Nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025. 1. O que a lei estabelece _ Restrição ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais no espaço da escola durante aulas, recreios e intervalos. A restrição visa proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes; _ Permissão do uso em sala de aula, exclusivamente, para atividades pedagógicas planejadas e orientadas por profissionais da educação; _ Garantia do uso de dispositivos para assegurar a acessibilidade, a inclusão e a saúde dos estudantes (Art. 3º); _ Proposta de desenvolvimento de estratégias para a abordagem do tema da saúde mental dos estudantes em articulação ao uso imoderado de aparelhos eletrônicos e acesso a conteúdos impróprios para toda a comunidade escolar. 2. O que o Regimento do Curso G9 passa a estabelecer sobre o tema DOS DIREITOS E DEVERES E DAS PROIBIÇÕES Art. 128 - É VEDADO AOS ALUNOS VII. Usar, no ambiente da escola, qualquer dispositivo eletrônico sem prévia autorização de profissional da educação; DAS PENALIDADES APLICÁVEIS AOS ALUNOS Artigo 129 § 2º – No caso do item VII do artigo 128, em caso de desrespeito, será aplicada medida educativa acompanhada de ação pedagógica nos seguintes termos: (A) Na primeira ocorrência de uso indevido de dispositivo eletrônico, retenção do aparelho e encaminhamento ao SCP. O responsável será comunicado pelo SCP e deverá efetuar a retirada na secretaria da escola; (B) Em caso de reincidência do uso indevido de dispositivo eletrônico, retenção do aparelho e encaminhamento ao SCP. O responsável será comunicado pelo SCP e será agendada reunião para orientações e retirada do aparelho; Obs.: O aluno que reincidir no uso indevido, a título de medida educativa, poderá ser impedido de participar de atividades extracurriculares (torneios esportivos, olimpíadas, viagens, acantonamento, NR etc.) 3. Orientações para as famílias sobre dispositivos eletrônicos a) O Curso G9 sugere aos responsáveis, de todos os segmentos, a orientar seus filhos para que não tragam dispositivos eletrônicos à escola; b) Vale ressaltar que o uso de dispositivos eletrônicos é vedado na totalidade do ambiente escolar durante as aulas e atividades, intervalos, horário de almoço, etc. c) Entende-se como dispositivos eletrônicos: smartphone, smartwatch, notebook, reprodutores de áudio e vídeo, tablet, câmera digital, console portátil de videogame. d) O Chromebook, aparelho gerenciado pela escola para fins exclusivamente pedagógicos, terá acesso restrito pela conta institucional do aluno; e) Em caso de necessidade, os aparelhos devem ser mantidos DESLIGADOS na mochila e/ou armário do aluno; Obs.: Excetuam-se os casos contemplados no art. 3º da Lei 15.100/25. f) A escola, conforme definido em contrato (Cláusula VIII - Uso de Telefone Celular e § 2o da Cláusula XV - Outras Obrigações, NÃO SE RESPONSABILIZA pela guarda e consequente indenização decorrentes de extravio ou danos. g) Não será mais disponibilizada rede Wi-Fi aberta para acesso livre no espaço da escola. Os aparelhos que farão uso da rede do Curso G9 serão registrados diretamente no LTI da escola. O Chromebook do aluno já estará automaticamente registrado na rede institucional; h) Todas as redes sociais e aplicativos de mensagens serão bloqueados no Chromebook de alunos. Certos de contar com sua compreensão e colaboração, agradecemos e nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. A Direção
Comunicado: procedimentos a respeito da nova legislação nacional sobre o uso de dispositivos eletrônicos
As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GTEeN, se destacaram na Fase Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado no Colégio Marista, em Vila Velha (ES), de 13 a 15 de dezembro de 2024. A GDroid foi campeã geral da Categoria High, tornando-se bicampeã nacional após vencer o TBR 2020, além de conquistar o Desafio Prático do TBR 2024. A GTEeN foi vice-campeã geral da categoria Middle 2 do TBR 2024, reafirmando sua força após o título de 2019.“Acredito que as conquistas vieram para encerrar um ciclo de muito trabalho e dedicação de ambas as equipes do Curso G9. Completamos 15 anos do projeto robótica do Curso G9, trazendo o terceiro campeonato nacional, mostrando que estamos no caminho certo e procurando cada vez mais melhorar nossas ações”, explicou Mateus Francisco, professor do Curso G9. “Simplesmente tivemos umas das melhores temporadas dos últimos tempos, conquistando 5 prêmios ao longo de 2024”, completou, ao se referir às conquistas da Fase Regional do TBR.Rafael Scianni Marangon Lima, aluno do 2º ano do Ensino Médio em 2024, disse que a conquista representa todo o esforço da equipe ao longo do ano e de todos os ensinamentos adquiridos nessa trajetória, símbolo de dedicação e trabalho do grupo. “A GDroid começou o ano com uma equipe totalmente nova, com apenas um membro veterano. Então, a princípio, passamos por um processo de capacitação para a evolução dos novatos”, explicou.De acordo com Rafael Lima, durante 2024, a equipe realizou reuniões quinzenais e, em datas próximas aos torneios, foram necessários encontros extras com toda a equipe. “Na área de tecnologia e engenharia (desenvolvimento do robô), as reuniões eram quase toda a semana porque estávamos focados na construção e programação do robô. Vale ressaltar que, mesmo trabalhando muito, a equipe sempre procura ter momentos de confraternização, possibilitando uma maior integração das equipes, garantindo um melhor trabalho em equipe para os torneios”, ressaltou.Daniel Ferreira Olímpio, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II no ano passado, acredita que o vice-campeonato de 2024 reafirma a força da GTEeN, mostrando que a equipe continua entre as melhores do país. “É um reflexo da dedicação e consistência do grupo. Os treinamentos em 2024 foram intensos, sempre buscando aprimorar nosso conhecimento com base na experiência acumulada ao longo dos últimos anos”, destacou.Ele disser que a equipe simula apresentações que ocorreriam no momento da competição, além de realizar treinamentos com relação aos desafios práticos, envolvendo tanto o robô quanto a programação. “No TBR Nacional, a equipe precisou se adaptar a cada etapa, enfrentando desafios e forte concorrência. O trabalho em equipe e a estratégia foram essenciais para alcançar o resultado. Além dos desafios, o momento gerou memórias inesquecíveis, que acrescentaram muito às vidas de todos os membros”, concluiu.Para 2025, as duas equipes esperam conquistar grandes resultados. “Nossa expectativa é ir ainda mais longe e buscar o título, especialmente com a bagagem adquirida no vice-campeonato de 2024. A maioria dos membros continuará na equipe, mantendo um time forte, coeso e unido”, disse Daniel.
Equipes do Curso G9 são destaques no Torneio Brasil de Robótica 2024
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola (Turmas M11 e M12), sob a coordenação da professora Pâmella Duarte dos Santos, realizaram a culminância do projeto de Física intitulado "Ponte de Macarrão". A atividade aconteceu em 25 de novembro, na Sala de Arte.Este projeto envolveu a construção de pontes utilizando macarrão e cola, seguindo critérios específicos, discutidos em sala de aula. A atividade contou com apoio dos funcionários do G9 e do diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano.A proposta permitiu aos alunos compreender a estática dos corpos rígidos e estabelecer relações entre o ensino da física e o cotidiano dos estudantes. “O projeto foi um sucesso, demonstrando a criatividade e o empenho dos alunos em aplicar conceitos teóricos em atividades práticas”, destacou a professora.Saiba mais sobre o segmento e outras atividades realizadas pelos alunos neste link.
Projeto de Física: Ponte de Macarrão – criatividade e aplicação prática dos alunos do Ensino Médio
Os alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular do Curso G9 participaram da 1ª Fase (online) da Olimpíada Facamp (Faculdades de Campinas, em 17/08.
Vitoria Guimarães dos Santos Sebin (M12) e Yan Nicolas da Costa (M21) foram classificados para 2ª fase, que aconteceu de forma presencial em 21/09.
Dentre os 300 candidatos da 2ª Fase, Yan Nicolas conquistou a 9º posição na classificação geral e Vitória Guimarães ficou em 98º.
A Olimpíada de Atualidades FACAMP 2024, tem por finalidade principal colaborar com a preparação dos estudantes para os Exames Vestibulares. Contribuirá também, para despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibulares, pelos temas e problemas do Brasil e do mundo contemporâneo, encorajar o ânimo investigativo, o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade analítica no ambiente Pré-Universitário e aprimorar a articulação dos conteúdos programáticos entre o Ensino Médio e Ensino Superior.
Alunos do Ensino Médio participam da Olimpíada de Atualidades FACAMP 2024
Venha descobrir o caminho para uma vida longa e saudável! Venha explorar os trabalhos feitos pelos alunos do Curso G9. Participe da abertura oficial, em 25/09, e visite os estandes inspiradores que conectam conhecimento e bem-estar, em 27/09. Traga sua família e amigos para um dia repleto de aprendizado e diversão.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio. Desde o início do ano letivo, os alunos, orientados pelos professores, realizam pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação e da criação da logo para a divulgação desse evento. No terceiro trimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.
A logo foi criada e desenvolvida pelos alunos Danilo Guedes de Carvalho e Luis Fernando Moreira Faria, alunos do 2º ano do Ensino Médio (Turma M22), na disciplina de Arte, com a professora Anabel.
Confira abaixo os subtemas das feiras, por segmento de ensino:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Tempo de brincar: benefícios que ultrapassam a infância
ENSINO FUNDAMENTAL I
· 1º ano: A contribuição dos hábitos alimentares para uma vida longa e saudável
· 2º ano: A influência da passagem do tempo na vida das pessoas
· 3º ano: Itajubá: cidade fácil de ser morada
· 4º ano: Proteger a mim e a minha família
· 5º ano: Saúde mental e emocional para uma vida longa, saudável e feliz
ENSINO FUNDAMENTAL II
· 6º ano: Lazer e felicidade para uma vida longa
· 7º ano: Alimentação: caminho para a longevidade
· 8º ano: Longevidade: vacinas e saneamento básico
· 9º ano: A busca pela longevidade através das atividades físicas e artísticas
ENSINO MÉDIO
· 1º ano – Turma M11: Engenharia Genética
· 1º ano – Turma M12: Biologia Sintética
· 2º ano – Turma M21: Convergência Homem x Máquina (IoB – Internet dos Corpos)
· 2º ano – Turma M22: Medicina Regenerativa
Feira do Conhecimento 2024 será nos dias 25 e 27 de setembro
Alunos do itinerário Direitos Humanos do Ensino Médio, que inclui alunos do 1º e 2º anos, participaram de uma simulação da Conferência das Partes – COP 30, órgão supremo da Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas. O tema foi a Amazônia. A atividade, em 08/08, foi organizada pela professora Marília Gil. Em 2025, a COP será realizada no Brasil.
“Simulamos a COP30, que ainda vai ocorrer. Discutimos sobre a Amazônia, sobre mudanças climáticas e sobre os problemas que os países vêm passando com eventos extremos. Os delegados participantes estudaram seu país e fizeram propostas de como tentar amenizar o aumento das temperaturas globais”, explicou Marília Gil.
De acordo com a professora, os grupos de alunos, representando os países participantes, elaboram um discurso de 2 minutos e redigiram um documento chamado DPO (Documento de Posição Oficial). Depois, votaram duas propostas sobre os temas discutidos.
“É muito importante debater esse tema porque o Brasil será o protagonista desse evento, em 2025, quando serão debatidos temas como Amazônia, os povos originários e outros assuntos ligados às questões climáticas”, destacou.
Alunos debatem mudanças climáticas no itinerário Direitos Humanos
Alunos do 1⁰ ano do Ensino Médio (Turmas M11 e M12), sob a orientação da professora Pâmella Duarte dos Santos, realizaram um experimento de robótica relacionado à cinemática durante a aula de Física. A atividade teve como objetivo estudar o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV.
Os estudantes tiveram a oportunidade de observar, coletar dados e realizar cálculos para descobrir a aceleração da movimentação de um robô. O Curso G9 é parceiro da Education For Life, empresa representante da Lego no país – a metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs. Saiba mais aqui.
A realização do experimento contou com o apoio do professor Vicente Carlos Martins e ocorreu no Espaço Ciências, um ambiente propício para a exploração de atividades maker.
“A atividade foi desafiadora e permitiu que os alunos colocassem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, assim como desenvolvessem suas habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe”, explicou Pâmella Duarte.
ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio é uma etapa fundamental na formação dos alunos, pois prepara-os para a vida acadêmica e profissional. Para saber mais sobre o Ensino Médio e as oportunidades oferecidas pelo Curso G9, acesse aqui.
Turmas do 1º do Ensino Médio realizam experimento de robótica relacionado à cinemática