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NOTÍCIAS

GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã e está na etapa nacional do TBR 2023

A GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã da etapa Regional Sul de Minas do Torneio Brasil de Robótica (TBR) e está classificada para a fase nacional. A GnORANGE teve um ótimo desempenho, mas não avançou à próxima etapa.

 

A competição foi realizada no sábado, 16/09, em Cambuquira. Os mentores das equipes, professores  de Matemática, Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins, que também coordenam o Clube de Ciências e a preparação dos alunos para as olimpíadas escolares, como a Canguru de Matemática.

 

O Curso G9 tem tradição em competições de robótica há mais de dez anos: no ano passado, por exemplo, a equipe Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2.

 

TBR 2023

Para Mateus Francisco, a GTEeN, equipe composta em sua grande maioria por veteranos, mostrou-se mais uma vez preparada para os desafios da temporada 2023, obtendo excelentes resultados nos mais variados critérios de avaliação. “Com certeza, seguiremos aperfeiçoando o trabalho, levando em conta as sugestões da regional e procurando obter o melhor resultado possível na fase nacional, que acontecerá em Brasília”, disse.

 

“Com união, dedicação e esforço nos classificamos para a etapa nacional. Estamos extremamente animados com essa oportunidade e, até lá, comprometidos em aprimorar ainda mais o nosso trabalho. Vamos continuar com nossas atividades regulares, de Mérito Cientifico e Organização e Método, e aperfeiçoar nosso robô para cada vez mais atingirmos uma pontuação melhor”, explicou Daniel Gonçalves, membro da GTEeN.

 

Daniel Gonçalves lembra que, ao longo dos três anos em faz parte da equipe, testemunhou sua evolução constante. “Entrei para o grupo durante a pandemia, cheio de incertezas e sem compreender totalmente o que esperar. No entanto, agora posso afirmar, com absoluta certeza, que essa decisão foi uma das melhores da minha vida”, expliou.

 

“Tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias e compartilhar longas jornadas com elas, criando laços de amizade e confiança. Durante esse período me desenvolvi como estudante, aprimorando minha capacidade de trabalho em equipe e aprendendo a lidar com a pressão das competições. Ao chegar ao meu terceiro ano do ensino médio, percebo que não somos apenas uma grupo, mas sim uma família, unida de maneira singular e incomparável. Esta jornada tem sido uma experiência de crescimento pessoal e laços que levarei para toda a vida”, completou.

 

EQUIPES

A GTEeN tem como membros, além de Daniel Ginçalves, os alunos: Gabriel de Campos Irineu Santana, Caio Crhistopher Fernandes Ribeiro, Fabiano da Silva Oliveira Junior, Pedro Féris Rennó El Alam, João Pedro Tilmann de Souza, Leonardo de Oliveira Gomes, Mariana Amorim Santos, Rafael Neves de Moraes Castro e Rafael Scianni Maragon Lima.

 

Já a GnORANGE é formada por: Isabella de Oliveira Nunes Campos, Henrique Ribas Vieira Esper, Priscilla Gabriely de Oliveira, Daniel Ferreira Olímpio, Carlos Henrique Cavalcanti Robertson Schmitz, Valentina Barbosa Marcellini, Pedro Minoru Zambrana Enomoto, Mateus Dala Rosa Soares David, João Gabriel Spazzapan Zoccal e Lucas Rodrigues Leite.

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20 de setembro de 2023

GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã e está na etapa nacional do TBR 2023

Equipes de robótica são campeãs nacionais do TBR 2022

As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GnORANGE, foram campeãs nacionais do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, no Rio de Janeiro. A Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2. As equipes têm como mentores os professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.

 

As equipes conquistaram vagas para a Fase Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR) durante a etapa regional realizada, em Boa Esperança/MG. A GDroid foi a campeã da Categoria High, voltada aos alunos de 15 a 19 anos. A GnORANGE ficou em 3º lugar na Categoria Midle2, para alunos de 12 a 15 anos. O Curso G9 tem uma tradição de mais de uma década em conquistas nos principais torneios de robótica do país. Em 2021, por exemplo, as equipes brilharam na Fase Nacional do TBR: A Equipe GTEeN  conquistou o 3º lugar geral na Categoria Middle 2 e a Gdroid ficou em 1º lugar no quesito Organização e Método na Categoria High.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.

 

DEDICAÇÃO

“Acredito que o resultado é fruto de muita dedicação da equipe ao longo do ano: foram horas de treinamentos, ajustes e adaptações. A conquista apenas consagra todo esse empenho, uma trajetória de muita aprendizagem”, diz Mateus Francisco, mentor da GDroid.

 

Vicente Carlos Martins, mentor da GnORANGE, também destaca a grande preparação da equipe e do apoio entre os alunos durante as atividades. “A GnORANGE teve todo apoio técnico da GTEeN em sua organização e em Tecnologia e Engenharia nessa segunda fase. Essa troca de experiências e saberes é fundamental para o crescimento individual e coletivo!, destaca.

 

“Com certeza esse título é um reflexo de todo trabalho e esforço de toda a equipe. Durante a temporada de 2022, com o retorno do torneio de forma presencial, foi incrível compartilhar todos os momentos com essa família robótica. Foram muitos treinos, encontros e reuniões até chegar ao prêmio nacional. Agradeço a todos que participaram dessa caminhada, especialmente os professores Mateus e Vicente”, disse Rafael Neves de Moraes Castro, da GDroid.

 

Para Pedro Minoru Zambrana Enomoto, da GnORANGE, destaca que aprendeu muito, ao longo de todo o processo, sobre responsabilidade e “não deixar as coisas para última hora”. “Sou grato por participar dessa equipe. No começo do ano, não falava muito com os demais membros, mas agora eles são como minha família”, completa.

 

EQUIPES

A GDroid é formada pelos alunos: Ana Luísa Duarte (M31), Anna Mel Dias Carneiro (M31), Gustavo Taets e Sales (M22), João Matheus de Oliveira Nunes Campos (M22), Matheus Henrique Moraes Chaves (Turma M31), Pedro Miguel Leão (M22), Rafael Neves de Moraes Castro (M31), Vinícius Souza dos Santos (M31) e Yago Vieira Ramos (M31).

 

A GnORANGE é formada por: Carlos Henrique Cavalcanti Schmidt (Turma F62), Daniel Ferreira Olímpio (F62), Henrique Ribas Vieira Ésper (F62), Isabella de Oliveira Nunes Campos (F61),  Pedro Minoru Zambrana Enomoto (F61), Valentina Barbosa Marcellini (F61), Priscilla Gabriely de Oliveira (F72) e Rafael Scianni Maragon Lima (F91).

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14 de dezembro de 2022

Equipes de robótica são campeãs nacionais do TBR 2022

Alunos do EF I usam MatataLab para jogos da Copa do Mundo

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I conheceram e pesquisaram, durante as aulas de Biblioteca, sobre alguns dos  países que estão participando da Copa do Mundo do Catar. As turmas tiveram apoio de Juliana Silva, responsável pela Biblioteca.

 

Durante as aulas, ao longo do segundo semestre, descobriram as diversidades culturais, os costumes, as características e as curiosidades de cada país e, logo depois, realizaram atividades relacionadas ao evento esportivo.

 

Após as pesquisas, foi proposto uma atividade com o robô MatataLab, que foi usado pelo alunos como “jogadores de futebol”: foram realizadas diversas e divertidas partidas na Biblioteca – os alunos tiveram que programar o robozinho para fazer o percurso até o gol.

 

“Nessa atividade lúdica, as turmas trabalharam vários conceitos do pensamento computacional, como os comandos para frente, para o lado esquerdo ou direito, para trás, para frente e, principalmente, pensar nas estratégias para o Matata realizar o gol”, explica a professora Alessandra Lino, responsável pelo setor de Tecnologia Educacional.

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25 de novembro de 2022

Alunos do EF I usam MatataLab para jogos da Copa do Mundo

Equipes do G9 conquistam classificação para Fase Nacional do TBR

Duas equipes de robótica do Curso G9 – GDroid e GnORANGE – conquistaram vagas para a Fase Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR) durante a etapa regional realizada no sábado, 01/10, em Boa Esperança/MG.

 

A GDroid foi a campeã da Categoria High, voltada aos alunos de 15 a 19 anos. A GnORANGE ficou em 3º lugar na Categoria Midle2, para alunos de 12 a 15 anos. As equipes são mentoradas pelos professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.

 

O Curso G9 tem uma tradição de mais de uma década em conquistas nos principais torneios de robótica do país. Em 2021, por exemplo, as equipes brilharam na Fase Nacional do TBR: A Equipe GTEeN  conquistou o 3º lugar geral na Categoria Middle 2 e a Gdroid ficou em 1º lugar no quesito Organização e Método na Categoria High.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.

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04 de outubro de 2022

Equipes do G9 conquistam classificação para Fase Nacional do TBR

Secretária conversa com GnORANGE sobre doenças transmitidas pela água

A secretaria-adjunta de saúde de Itajubá, Mariana de Melo Porto e Sales, foi a convidada da GnORANGE, equipe de robótica do Curso G9, para falar sobre doenças transmitidas pela água e os seus respectivos agentes patogênicos. O encontro aconteceu em 12 de setembro, no Laboratório de Química.

 

A equipe está em preparação para a fase regional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), que acontecerá em Boa Esperança/MG. A GnORANGE, Da categoria Middle 2, deverá apresentar um trabalho de pesquisa que contribua para a eliminação de doenças transmitidas pela água.

 

A pesquisa deve estar alicerçada nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu o ano de 2022 como o ano das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Durante o encontro, Mariana de Melo apresentou dados analíticos e numéricos dos casos ocorridos no município por esse tipo de contaminação, e as normas de fiscalização de uso da água no município. Ela é formada pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), especialista em Saúde da Família, Ginecologia e Obstetrícia e Humanização e Cuidados Paliativos.

 

Após a palestra, a equipe apresentou à secretaria-adjunta Seu projeto de pesquisa, o problema encontrado e a sua solução, momento que foram discutidas sua viabilidade e formas de sua implementação no município, através de pilotos em instituições sociais.

 

A GnORANGE é formada pelos alunos: Carlos H. C. R. Schmitz, Daniel F. Olímpio, Henrique Ribas Vieira Esper, Ian Alves Gontijo de Paula, Isabella de Oliveira Nunes Campos, Pedro M. Zambrana Enomoto, Priscilla Gabriely de Oliveira, Rafael Scianni M. Lima,  Valentina B. Marcellini.

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14 de setembro de 2022

Secretária conversa com GnORANGE sobre doenças transmitidas pela água

Turmas do 6º iniciam aulas Lego com programação de robô

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) tiveram a primeira aula de robótica do ano letivo 2022 com o EV3: eles montaram e programaram um robô chamado Entregador, sob a mediação do professor Vicente Carlos Martins.

 

“Primeiro, os alunos foram divididos em grupos e receberam, como primeira atividade, as revistas Lego para leitura do desafio. Em seguida, cada equipe acionou, nos tabletes, o aplicativo Mundo Z para executar o passo a passo da montagem e, nos computadores, o software Lego MindStorm, para a programação”, explicou o professor.

 

A cada momento, Vicente Martins convidava um representante de cada grupo para aprender a programar e, em seguida, repassar a programação aos demais membros da equipe. Uma vez montado e programado o robô, o professor ensinou como seriam as missões, que era levar alimentos a determinados animais de um suposto zoológico.

 

“Os grupos cumpriram os desafios, incrementaram a programação com buzinas e fizeram uma divertida competição entre eles para ver qual robô entregava o alimento e voltava o mais rápido para a sua base”, ressalta o professor.

 

Saiba mais sobre a parceria do Curso G9 com a Education For Life, empresa representante da Lego no país no link: https://curso-g9.com.br/zoom

 

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21 de fevereiro de 2022

Turmas do 6º iniciam aulas Lego com programação de robô

Equipes de robótica são destaques na etapa nacional do TBR 2021

As equipes de robótica do Curso G9 brilharam na etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR) 2021, realizado em 4 de dezembro. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 13. Ambas foram realizadas de forma virtual em função do necessário isolamento nesse momento de pandemia.

 

A Equipe GTEeN  conquistou o 3º lugar geral na Categoria Middle 2, voltada aos alunos de 12 a 15 anos. A Gdroid ficou em 1º lugar no quesito Organização e Método na Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos.

 

As duas equipes se classificaram à fase final depois de vencerem a Regional 3 do Torneio Brasil de Robótica – TBR 2021, que incluiu times de São Paulo e Minas Gerais.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição – a erradicação do trabalho infantil no mundo; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.

 

 

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14 de dezembro de 2021

Equipes de robótica são destaques na etapa nacional do TBR 2021

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental I (Turma F71) tiveram uma aula Lego com os professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz, com um objetivo específico: avaliar o impacto da iluminação no conforto térmico de um ambiente. Foi proposto que eles construíssem a casa e o sistema de iluminação, utilizando os kits apropriados para a atividade.

 

Com o projeto de cada equipe montado, fez-se a medição de temperatura do ambiente utilizando uma lâmpada comum e, depois, uma lâmpada de LED. “Eles perceberam que houve diferença de temperatura e, a partir daí, cada equipe elegeu qual delas proporcionaria o melhor conforto térmico”, explicou Glauber Luz.

 

De acordo com o professor, no caso em que os alunos classificaram como um caso de menor conforto térmico, cada grupo propôs uma adequação ao projeto, de modo a resolver o problema.

 

“Durante essa atividade, levamos os alunos a refletir sobre o que causa a diferença na temperatura ao usar os dois tipos de lâmpada; assim, puderam compreender um pouco mais o conceito de transformação e dissipação de energia”, completou.

 

LEGO

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

Clique e veja atividades na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

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01 de dezembro de 2021

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F21 e F22), das professoras Luciana Guedes de Souza Teodoro e Vanessa Maduro Dalla Rosa, usaram o robô MatataLab durante aulas Lego. Eles até promoveram um jogo de futebol com os robôs.

 

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

No Ensino Fundamental II, por exemplo, as turmas do 6º ao 9º ano participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego: montaram o robô entregador, o robô equilibrista e o robô girassol.

 

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental I no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-1 

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26 de novembro de 2021

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab

 

Alunos do Jardim I (Turma E42), da professora Rejane Ribeiro de Lima, têm aproveitado cada minuto das atividades Lego e contam os dias para a próxima aula chegar. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do novo integrante das aulas: o robô MatataLab.

 

O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica. No Jardim II, a Turma E52 aprendeu muito sobre trânsito, explorando o conceito de pensamento computacional por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.

 

ROBÔ MATATALAB

A Turma E42 ficou muito curiosa ao conhecer o novo integrante que fará parte das próximas aulas Lego: o robô MatataLab. “O robô é uma forma muito eficaz e versátil de ensinar o pensamento computacional para as crianças pequenas”, explicou Rejane Lima.

 

“As ferramentas de aprendizagem do MatataLab são práticas e divertidas. Neste primeiro contato com o robô os alunos puderam aprender sobre suas funções,  características e programações”, completou a professora.

 

BONECO MAIS ALTO

As atividades propostas para o terceiro trimestre despertaram a curiosidade dos alunos. Durante as aulas, eles puderam construir labirintos, conjuntos musicais e brinquedos, como boliche, bola na caçapa, taco e gol e carro maluco. Uma delas, a criação do boneco mais alto, foi pura diversão, aliada a muito conhecimento.

 

“Com o boneco mais alto, cada aluno teve a oportunidade de comparar grandezas e medidas utilizando um instrumento não convencional para medir a sua altura e a de sua construção Lego. Foi muito divertido”, ressaltou Rejane Lima.

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09 de novembro de 2021

Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab

Alunos trabalham na construção de robôs em aula de robótica

Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego, que faz parte do projeto pedagógico do Curso G9 desde 2011. O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio.

 

O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.

 

ROBÔ ENTREGADOR

Os alunos do 6º ano (Turmas F61 e F62) construíram um “robô entregador”, que tinha a missão de entregar encomendas partindo de um ponto específico.

 

“Nessa aula, os alunos conheceram todo o material EV3 – kits e robô – e depois conheceram os blocos de programação”, explicou o professor Vicente Carlos Martins. “Durante a atividade, foram surgindo novos desafios, como deslocar-se ao endereço, parar, entregar uma caixa e voltar ao ponto de origem, sempre reduzindo o tempo em cada entrega”, completou.

 

ROBÔ GIRASSOL

Nas turmas do 7º ano (F71 e F72), a professora de Ciências Camila Aparecida dos Santos Pereira, trabalhou a montagem do “robô girassol”, com foco no estudo do uso do sensor de luminosidade.

 

“O objetivo foi observar o movimento que as plantas realizam em direção à maior incidência de luz no ambiente, devido à presença de hormônios vegetais. Assim, o sensor de luz, com a devida programação, realiza um movimento giratório por estímulo de uma fonte de luz”. explicou.

 

ROBÔ EQUILIBRISTA

Já as turmas do 8º (F81 e F82) e 9º anos (F91 e F92) trabalharam o papel do sensor giroscópio por meio da montagem do “robô equilibrista”, em atividades com os professores Mateus Francisco e Tamara Amorim. “Ao final, houve uma competição, entre as equipes, de subida de rampa. O objetivo era manter o robô equilibrado o maior tempo possível. Foi muito divertido”, disse o professor.

 

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05 de novembro de 2021

Alunos trabalham na construção de robôs em aula de robótica

Equipes de robótica são campeãs da Regional 3 do TBR 2021

As equipes de robótica do Curso G9, Gdroid e GTEeN, são campeãs da Regional 3 do Torneio Brasil de Robótica – TBR 2021, que incluiu times de São Paulo e Minas Gerais. O anúncio aconteceu, de forma virtual, neste sábado, 23 de outubro.

 

A GTEeN foi campeã geral da Categoria Middle 2, voltada aos alunos de 12 a 15 anos. A Gdroid foi a campeã geral da Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos. As provas da regional aconteceram em 16 de outubro, também de forma remota. Com o resultado, ambas estão classificadas para a Etapa Nacional, que acontecerá em dezembro.

 

O Curso G9 é bicampeão do TBR: a GDroid ficou em primeiro lugar geral da Etapa Nacional 2020; em 2019, a grande vencedora foi a Equipe GTEeN. As equipes têm como mentores os professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.

 

“Para nós, foi uma vitória muito gratificante ver que nosso esforço foi recompensado. Com muita dedicação, trabalho em equipe, organização, empenho e ajuda de nossos mentores conseguimos vencer essa primeira etapa do torneio”, disse Mariana Amorim, aluna da 1ª série do Ensino Médio (Turma M12) e membro da GTEeN.

 

Para Vinícius Ferreira dos Santos, aluno da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32), participar do TBR, mesmo no ambiente virtual, “sempre é uma emoção muito grande,  que começa muito antes do campeonato”.

 

“A cada temporada, lidamos com novos desafios e, no torneio virtual, não é diferente. Todo trabalho apresentado é fruto de meses de pesquisas, programações, entrevistas, ensaios e muita dedicação de todos os membros da equipe, fazendo com que todos desenvolvam habilidades e competências fundamentais para o ambiente acadêmico”, destacou ele, que é membro as Gdroid.

 

Durante o TBR 2021, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição – a erradicação do trabalho infantil no mundo; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.

 

 

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25 de outubro de 2021

Equipes de robótica são campeãs da Regional 3 do TBR 2021

Alunos do Jardim II aprendem sobre trânsito em aula Lego

Alunos do Jardim II (Turma E52) se divertiram e aprenderam muito sobre trânsito em mais uma aula Lego com a professora Rayssa Ribeiro de Lima. Durante a atividade, ela explorou o conceito de pensamento computacional, por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.

 

De acordo com a professora Rayssa Lima, os alunos realizaram, durante a aula, uma rotina de pensamento a partir da imagem de um congestionamento, levantaram hipóteses sobre a situação problema apresentada e construíram e nomearam seus postos de gasolinas, com bombas de abastecimento, placas de preço do combustível e área de alimentação.

 

Ao final, a turma foi desafiada a programar o trajeto dos carros até os postos, no tapete de aventuras, utilizando setas que direcionaram o percurso.

 

“Foi pura diversão e aprendizado! Programar ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a autonomia, o pensamento  crítico, a colaboração, o trabalho em equipe e, principalmente, a capacidade de resolver problemas”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Para mais informações sobre a Educação Infantil, acesse aqui.

 

 

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18 de outubro de 2021

Alunos do Jardim II aprendem sobre trânsito em aula Lego

Aluno do Curso G9 está na final da Olimpíada de Informática

 

O aluno da 1ª série do Ensino Médio (Turma M12) do Curso G9, João Pedro Tilmann de Souza, foi aprovado para a Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na Modalidade Programação, após superar nas etapas local e estadual. A olimpíada é organizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

A  prova será realizada neste sábado, 25 de setembro. Na Modalidade Programação as provas são feitas no computador, com tarefas de programação que podem ser resolvidas com uma linguagem de programação entre Python, C, C++, Java, JavaScript e Pascal.

 

“Estamos muito felizes com o resultado porque é a primeira vez que nossos alunos participam dessa prova. O João Pedro foi o único que conseguiu avançar para a fase final”, disse o professor de Matemática, Mateus Francisco Bibiano.

 

O Curso G9 já tem uma longa tradição, com ótimos resultados, em outras olimpíadas do conhecimento, como Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), olimpíada Canguru de Matemática, OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) e ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil).

 

INCENTIVO

“Foi muito gratificante ver os resultados e a evolução que tive de uma fase para outra: foram momentos de muita prática e de aprender com os erros, uma vez que meus resultados na primeira fase não foram tão bons”, explicou João Pedro. O aluno conta que, desde pequeno, sempre se interessou por assuntos relacionados à robótica. “Participar da OBI foi uma oportunidade de melhorar minha lógica de programação e, finalmente, aprender  uma linguagem escrita”, completou.

 

Para o professor Mateus Francisco, com o projeto de robótica implantado pelo Curso G9 há mais de dez anos e a participação em torneios externos, “é natural que alguns de nossos alunos demonstrem interesse em se aprofundar em alguma linguagem de programação”. “Por esse motivo, incentivamos a participação na Olímpiada Brasileira de Informática, que tem como objetivo promover soluções de desafios com engenhosidade e apoiado em temas que despertam o interesse pela computação”, destacou.

 

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23 de setembro de 2021

Aluno do Curso G9 está na final da Olimpíada de Informática

Turmas do Ensino Médio aprendem eletrônica na prática

Os professores de Matemática, Mateus Bibiano Francisco e Vicente Carlos Martins, trabalharam o tema resistência elétrica durante aula para os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Curso G9. A atividade prática utilizou o material “Introdução à Eletrônica”, da Zoom Education for Live, parceira do colégio desde 2011.

 

“Atividades como essa atraem a atenção dos alunos porque eles colocam, literalmente, a mão na massa: cada um tem o seu kit e pode ir realizando as tarefas à medida que trabalhamos os conceitos teóricos”, explica o professor Mateus Francisco.

 

Ele lembra que os interessados no tema podem se aprofundar nas pesquisas no itinerário “Isto é Matemática e Laboratório Steam II”, que acontecem semanalmente. Os itinerários formativos, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram implantados pelo Curso G9 no início deste ano.

 

Durante a aula prática, as turmas M21 e M22 puderam conhecer o conceito de resistor elétrico e sua aplicação em um circuito elétrico; aplicar o conceito de resistência elétrica em situações reais em um circuito elétrico; e entender na prática uma associação em paralelo de componentes em um circuito elétrico.

 

 

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02 de setembro de 2021

Turmas do Ensino Médio aprendem eletrônica na prática

Turma do 4º ano fazem bondinho em aula Lego

Uma atividade lúdica movimentou os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I – Turma F41, da a professora Ana Cláudia Moreira Costa. A proposta  Lego foi a construção de um bondinho com materiais de fácil acesso em casa, como: papelão, palitos, lápis, fita adesiva, elástico ,caixinha de creme dental, barbante, clipes, garrafa pet, cola, tesoura etc.

 

Seguindo as orientações da professora, os alunos construíram os bondinhos e puderam conhecer a história do teleférico mais famoso do Brasil: o Bondinho do Pão de Açúcar,  na cidade do Rio de Janeiro.

 

“O que mais me chamou a atenção foi a forma com que os alunos improvisaram  os materiais para construir o bondinho. Foram muito criativos", disse a professora Ana Cláudia.

 

De acordo com a professora, no dia apresentação, cada aluno teve a oportunidade de contar quais foram as dificuldades e/ou as facilidades durante a construção. Nesse momento, foram desafiados a usar os conceitos tecnológicos pertinentes à construção como: rodas, polias, roldanas, alavancas, vigas, manivelas, correias, engrenagens e eixos.

 

“Ao final da atividade, os alunos avaliaram a aula e concluíram que é possível ter aula Lego sem as peças oficiais”, disse. Vale destacar que já foram entregues os kits Lego para as turmas do Ensino Fundamental I.

 

Já os alunos do 5º ano do Fundamental I também aprendem a fazer programação avançada usando o LudoBot, um pequeno robô capaz de fazer coisas incríveis por meio de programações em uma plataforma chamada Scratch

 

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29 de junho de 2021

Turma do 4º ano fazem bondinho em aula Lego

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