
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Os diretores do Curso G9 — Giovanni Henrique Faria Floriano
(Planejamento), Hilson Háliz Perlingeiro
(Administrativo) e Maria Aparecida
Fernandes (Pedagógico) — participaram de um bate-papo sobre o Processo de Educação e a História da
Curso G9, no dia 27 de julho, com a coordenação pedagógica e os auxiliares
de desenvolvimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. A
mediação foi conduzida pelo professor
José Renato Silva, vice-diretor pedagógico. Na pauta do encontro, os 30 anos do colégio e os desafios ao longo de sua
história.
A atividade integrou a formação “Gestão de
Comportamentos Disruptivos – O Ciclo da Crise”, coordenada
pelo Núcleo de Apoio Educacional (NAE) do Curso G9, que ocorreu entre os dias
28 e 31 de julho, totalizando 20 horas de duração. O objetivo foi aprimorar e
aprofundar o conhecimento das equipes pedagógicas — especialmente das
auxiliares de desenvolvimento — em temas relacionados à saúde e à educação.
Na abertura da semana de capacitação, no
dia 27, Emerson Rodrigues, presidente da
APAE Itajubá, ministrou a palestra “O Processo de Inclusão e a Missão da
APAE”. Em seguida, a médica neuropediatra Maria Elizabete
abordou o tema “O
Tratamento Medicamentoso no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e no TDAH
(Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)”.
Nos dias 29, 30 e 31, o psicólogo/psicopedagogo
Alexandre Augusto Izaias, coordenador do
Núcleo de Apoio Educacional (NAE), conduziu encontros sobre os seguintes
temas: “As
Bases do Comportamento Humano”, “Análise Funcional do
Comportamento”, “O Ciclo da Crise” e “Plano de
Desenvolvimento Educacional (PDI) e Outros Documentos no Processo de
Inclusão Educacional”.
“Todo semestre temos momentos como
esses. Essa capacitação é direcionada prioritariamente às auxiliares de
desenvolvimento, com foco no aprofundamento de temas pertinentes ao trabalho
que realizam no colégio: o de serem profissionais de apoio, auxiliando os
professores no acompanhamento pedagógico e comportamental dos alunos e no
suporte e acolhimento aos alunos neurodivergentes”, explicou Alexandre Augusto
Izaias.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...