Loader Image
Turma F32 tem encontro poético em Projeto de Literatura
26 de setembro de 2020

Durante o bate-papo, a professora Maria Aparecida Fernandes falou sobre a vida e obra de Fernando Pessoa.

A poesia e uma boa prosa se encontraram para complementar o trabalho do Projeto de Literatura desenvolvido pela professora Lourdes Siqueira Almeida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F32). As convidadas especiais foram a diretora pedagógica do Curso G9, Maria Aparecida Fernandes, e a professora aposentada Dona Sofia, personagem central do livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

 

“Dona Sofia, essa doce senhorinha repleta de sabedoria, e o deslumbramento de seu Ananias pelos poemas e poetas, contagiaram os alunos da Turma F32 de maneira tal que despertou neles a curiosidade e o interesse por grandes poetas, como Fernando Pessoa. Por esse motivo, decidimos convidar a professora Fernandes para um bate-papo com a turma”, explica a professora Lourdinha, como é carinhosamente conhecida pelos alunos.

 

O encontro virtual aconteceu pelo Meet, uma das ferramentas do Google for Education, parceiro do Curso G9 desde o início da suspensão das aulas presenciais para se combater a Covid-19. Durante o bate-papo, a professora Fernandes falou sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, leu e explorou dois poemas: Autopsicografia e Mar Português.

 

“O encontro com os pequenos foi muito gratificante, eles demonstraram muito interesse pela poesia e pelos poetas. É, sem dúvida, o momento da descoberta de grandes autores, como Fernando Pessoa”, diz a diretora pedagógica.

 

Para a professora Lourdinha, a “belíssima narrativa de André Neves apresenta também os muitos poemas levantados pelo autor”. “Além disso, as belas ilustrações têm nos permitido viajar sem limites através da fascinante história dessa professora aposentada que ama, copia, decora sua casa e, mais ainda, distribui poemas pela cidade toda, conquistando amigos, contagiando e enchendo de luz e cores a vida antes tão pacata. Os cartões que ela escreve e decora são entregues à população da cidade pelo carteiro Ananias, que também passou a ler e gostar de poemas através da leitura das poesias escritas nas paredes da casa de Dona Sofia”, completa.

 

Os alunos da Turma F31 também desenvolvem o Projeto de Literatura. Eles “receberam” uma visita especial de Dona Sofia no início do mês, quando ganharam um mimo e cartões personalizados por ela.




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO