Loader Image
Alunos do Ensino Médio debatem erradicação do trabalho infantil
01 de novembro de 2021

A atividade faz parte do Trabalho Interdisciplinar de Humanas, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Alunos da 1ª série do Ensino Médio (Turmas M11 e M12) participaram de simulação de uma reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para debater a Erradicação do Trabalho Infantil no mundo. A atividade faz parte do Trabalho Interdisciplinar de Humanas, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

 

“O projeto visa oportunizar ao aluno vivenciar desafios similares aos enfrentados pelas delegações nas reuniões ministeriais da OIT, e propor formas de intervenção para solução de um problema social tão grave. Foi realmente muito importante e incrível o resultado desse trabalho”, explicou a professora de Geografia, Marília Gil de Souza.

 

O trabalho começou no início do ano letivo e, desde então, os alunos pesquisaram informações aprofundadas sobre o país que representaram, suas características e projetos que buscam a erradicação do trabalho infantil, preparando-se adequadamente para simular uma reunião da OIT.  A culminância do projeto aconteceu em outubro.

 

APRENDIZADO

“Participar de uma simulação é sempre um momento de muito aprendizado. Além de ter que estudar profundamente o assunto e o país que lhe foi determinado, é necessário se preparar para falar para várias pessoas e responder perguntas”, disse a aluna Aline Ramos de Souza, da 1ª série do Ensino Médio (Turma M11). “Agradeço ao Curso G9 e à professora Marília pela grande oportunidade, pois a simulação da OIT nos fez perceber a necessidade de erradicar o trabalho infantil no mundo”, completou.

 

Para o aluno Fabiano Júnior,  da Turma M12, “o trabalho proposto fez com que discutíssemos e pesquisássemos mais sobre os piores casos de Trabalho Infantil e como eles são capazes de afetar cada país que se envolve no debate”. “Procurar saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelos países para acabar com esse problema nos faz ter um choque de realidade sobre o que essas crianças realmente vivem e como isso precisa ser resolvido para não atrapalhar o desenvolvimento infantil”, ressaltou.

 

“Estudo no Curso G9 há 5 anos e uma das atividades que mais me deixa ansioso e me faz ter vontade de correr atrás de respostas é a realização de debates como esse”, destacou Fabiano Júnior.

 




+ Ver Mais
27 de junho de 2025

Equipe feminina de Basquete 3x3...

... + Ver Mais
27 de junho de 2025
Equipe feminina de Basquete 3x3 é vice-campeã e está na Etapa Estadual do JEMG 2025
+ Ver Mais
25 de junho de 2025

Dois dos três atletas de Itajubá...

... + Ver Mais
25 de junho de 2025
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez do JEMG 2025 são alunos do Curso G9
+ Ver Mais
18 de junho de 2025

Coral Mantiqueira G9 participa...

... + Ver Mais
18 de junho de 2025
Coral Mantiqueira G9 participa de Festival de Corais na Universidade de São Paulo
+ Ver Mais
16 de junho de 2025

Jornada Esportiva reúne equipes...

... + Ver Mais
16 de junho de 2025
Jornada Esportiva reúne equipes do Curso G9 e Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ)
TOPO