Loader Image
Alunos do Ensino Médio debatem erradicação do trabalho infantil
01 de novembro de 2021

A atividade faz parte do Trabalho Interdisciplinar de Humanas, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Alunos da 1ª série do Ensino Médio (Turmas M11 e M12) participaram de simulação de uma reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para debater a Erradicação do Trabalho Infantil no mundo. A atividade faz parte do Trabalho Interdisciplinar de Humanas, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

 

“O projeto visa oportunizar ao aluno vivenciar desafios similares aos enfrentados pelas delegações nas reuniões ministeriais da OIT, e propor formas de intervenção para solução de um problema social tão grave. Foi realmente muito importante e incrível o resultado desse trabalho”, explicou a professora de Geografia, Marília Gil de Souza.

 

O trabalho começou no início do ano letivo e, desde então, os alunos pesquisaram informações aprofundadas sobre o país que representaram, suas características e projetos que buscam a erradicação do trabalho infantil, preparando-se adequadamente para simular uma reunião da OIT.  A culminância do projeto aconteceu em outubro.

 

APRENDIZADO

“Participar de uma simulação é sempre um momento de muito aprendizado. Além de ter que estudar profundamente o assunto e o país que lhe foi determinado, é necessário se preparar para falar para várias pessoas e responder perguntas”, disse a aluna Aline Ramos de Souza, da 1ª série do Ensino Médio (Turma M11). “Agradeço ao Curso G9 e à professora Marília pela grande oportunidade, pois a simulação da OIT nos fez perceber a necessidade de erradicar o trabalho infantil no mundo”, completou.

 

Para o aluno Fabiano Júnior,  da Turma M12, “o trabalho proposto fez com que discutíssemos e pesquisássemos mais sobre os piores casos de Trabalho Infantil e como eles são capazes de afetar cada país que se envolve no debate”. “Procurar saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelos países para acabar com esse problema nos faz ter um choque de realidade sobre o que essas crianças realmente vivem e como isso precisa ser resolvido para não atrapalhar o desenvolvimento infantil”, ressaltou.

 

“Estudo no Curso G9 há 5 anos e uma das atividades que mais me deixa ansioso e me faz ter vontade de correr atrás de respostas é a realização de debates como esse”, destacou Fabiano Júnior.

 




+ Ver Mais
09 de outubro de 2025

Unifei apresenta Vestibular Seriado...

... + Ver Mais
09 de outubro de 2025
Unifei apresenta Vestibular Seriado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio
+ Ver Mais
06 de outubro de 2025

Atletas conquistam três categorias...

... + Ver Mais
06 de outubro de 2025
Atletas conquistam três categorias da Etapa de Primavera do Circuito das Estações Genius
+ Ver Mais
29 de setembro de 2025

Educação Infantil assiste à...

... + Ver Mais
29 de setembro de 2025
Educação Infantil assiste à palestra da Polícia Ambienta em pesquisa para a Feira
+ Ver Mais
25 de setembro de 2025

Turmas do 1º e 2º ano do Ensino...

... + Ver Mais
25 de setembro de 2025
Turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio apresentam projeto de estande para a Feira do Conhecimento
TOPO