Loader Image
GDroid e GTEeN em preparação para o Torneio Brasil de Robótica
20 de julho de 2020

Torneio será realizado de forma online; equipes realizam pesquisas e treinamento em novas plataformas digitais.

As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GTEeN, adaptaram as atividades de preparação para os torneios, em especial o TBR (Torneio Brasil de Robótica), em novas plataformas digitais. Isso foi necessário diante do necessário isolamento social para combater a Covid-19. Uma delas é a Open Roberta Lab, que consiste numa simulação das ações do robô em um tapete virtual.

 

“A quarentena nos impôs uma nova realidade, de aulas e encontros por meio das plataformas virtuais”, explicou o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins, um dos mentores das equipes. “Com esforço e dedicação, os alunos superaram esse primeiro desafio e, desde então, mantêm uma rotina online de preparação”, completou.

 

Para o também professor de Matemática e mentor das equipes, Mateus Bibiano Francisco, “o trabalho exige dos alunos esforço e ações empreendedoras para obtenção de produtos nos itens de avaliação do TBR”. Nas competições, são analisados os seguintes itens: Tecnologia e Engenharia (alunos programam e simulam ações de um robô com auxílio do Open Roberta Lab); Pesquisa (com embasamento em referenciais e indicações advindas da entrevista com profissionais da área de fitossanidade); e Organização e Método (a dinâmica do trabalho colaborativo).

 

Como exemplos, citou que a organização de rifas e do bingo virtual são ações que entram na avaliação da Organização e Método. Na Pesquisa, Mateus Francisco lembrou que uma das atividades realizadas neste ano pela GTEeN e GDroid foi um bate-papo virtual com Douglas Mariano de Souza, estudante de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Lavras. A conversa foi sobre as atuais tecnologias e técnicas agrícolas ligadas à fitossanidade, bem como questões que envolvem a integridade vegetal e que poderiam ser abordadas no projeto da equipe.

 

Neste ano, o TBR será realizado de forma online. Em 2019, a equipe GTEeN conquistou título inédito para Itajubá: ela foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição reuniu 900 participantes, de todas as regiões do país. Clique aqui para saber mais.




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO